Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Universidade do Algarve organiza, nos dias 15 e 16 de dezembro, um encontro internacional sobre a língua francesa, designado “Assises du Français”, que decorrerá no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas, em Faro.

A sessão de abertura contará com a presença de Jean-François Blarel, embaixador de França em Portugal, enquanto a conferência inaugural será proferida pelo deputado da Assembleia Nacional, Pouria Amirshahi, secretário da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional Francesa e autor do relatório “Pour une ambition francophone”.

As “Assises du Français”, que se centrarão nas diferentes perspetivas dos usos da língua francesa e nas necessidades de formação e de investigação nesta área, resultam de uma proposta feita pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) à UAlg, sendo estas as duas instituições coorganizadoras.

maozorra

Do extenso programa de dois dias, em que haverá mesas redondas, conferências e comunicações, constam, por exemplo, a intervenção de Eulália Alexandre, subdiretora geral da Educação, que apresentará a situação da língua francesa em Portugal nos ensinos básico e secundário, e a conferência da diretora da Associação das Universidades Francófonas no norte de África, Cristina Robalo Cordeiro, com o título “Penser en français”.

Destaque ainda para uma mesa redonda sobre a língua francesa, a ciência e a cooperação internacional, coordenada por Manuel Célio Conceição, professor da UAlg distinguido, no ano passado, pelo governo francês com o grau de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.

Teresa Lino, professora de catedrática de linguística da Universidade Nova de Lisboa e especialista em terminologia, e Leonor Cancela, professora catedrática da Universidade do Algarve e diretora do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, vão falar da relação da língua francesa com a ciência.

Em cima da mesa, também irá estar a internacionalização, através de João Guerreiro, professor catedrático, ex-reitor da UAlg e coordenador do grupo de trabalho “Uma estratégia para a internacionalização do ensino superior português”.

O evento tem o apoio da Embaixada de França em Portugal e da Délégation Générale à la Langue Française et aux Langues de France, sendo também parceiros, entre outros, a rede panlatina de terminologia (REALITER) e o Conselho Europeu das Línguas.

A Associação Portuguesa de Estudos Francesas reúne docentes e investigadores de praticamente todas as instituições de ensino superior portuguesas e o mérito do seu trabalho foi recentemente reconhecido pela Académie Française que lhe atribuiu o Prémio Herve Deluen 2014.

festival do marisco de olhao
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg

Nom-Provisional copy

Música, novo circo e gastronomia levam Sete Sóis Sete Luas a todas as freguesias de Castro Verde