Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA inspeção subaquática aos pilares da Ponte Metálica de Portimão, mais conhecida como Ponte Velha, permitiu concluir que a estrutura se encontra em bom estado de manutenção e conservação, anunciou a empresa Estradas de Portugal (EP).

Segundo a empresa, «esta foi a primeira inspeção subaquática realizada exclusivamente por técnicos especializados da EP, que integram o Centro de Inspeções Subaquáticas, criado em 2013».

Tratou-se de uma inspeção visual efetuada por técnicos mergulhadores aos pilares submersos da Ponte Velha, de onde «resultou a confirmação do seu bom estado de manutenção».

recrutamento zoomarine 2025

A Ponte Metálica de Portimão liga as margens do Rio Arade, numa extensão total de 332 metros, e é constituída por uma superstrutura treliçada metálica de tabuleiro superior em betão armado, assente em pilares e encontros de alvenaria.

Esta obra foi construída em 1875 pela Compagnie de Fives-Lille, «constituindo-se como um património valioso e economicamente relevante para a região», salienta a EP, no seu site.

Sul InformaçãoA Ponte Velha de Portimão esteve fechada durante quase dois anos, devido ao risco de colapso, detetado em Novembro de 2007. Foi então sido sujeita a obras de restauro, da responsabilidade das Estradas de Portugal.

Reabriu provisoriamente ao trânsito automóvel durante o Verão de 2008, mas depois voltou a fechar, para conclusão das obras. Só abriu de forma definitiva a 15 de Julho de 2009, com uma festa no tabuleiro da ponte, que incluiu uma megafeijoada.

As obras, que levaram mais de um ano, passaram requalificação de toda a estrutura, em especial o reforço dos pilares, tendo começado pelos P4 e P5, aqueles que apresentavam indícios de pior estado de conservação nas inspeções subaquáticas realizadas. Foi ainda alvo de pavimentação, pintura e melhoramento da iluminação.

A realização da atual inspeção decorre do «normal ciclo de inspeções subaquáticas efetuadas a todas as obras de arte com elementos submersos, conforme o estipulado no Sistema de Gestão de Conservação destas estruturas».

Os técnicos inspetores da EP, depois de «obtidas as indispensáveis certificações e formação», detêm agora «as habilitações necessárias que garantem à empresa dominar a realização de todo o tipo de inspeções, a capacidade de intervenção rápida e também a possibilidade de prestar este serviço a entidades externas que o solicitem», garante ainda a empresa.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

videovigilancia_fakenews

Câmara de Portimão garante que «videovigilância está em pleno funcionamento»

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão