Derrocada na Torre de Menagem do Castelo de Beja não tem a ver com obras em curso

A derrocada ocorrida ontem à tarde, por volta das 17h15, na Torre de Menagem do Castelo de Beja, não tem […]

torre de menagem_castelo bejaA derrocada ocorrida ontem à tarde, por volta das 17h15, na Torre de Menagem do Castelo de Beja, não tem «qualquer relação» com as obras em curso neste monumento nacional, garantiu hoje a Câmara de Beja, em comunicado a que o Sul Informação teve acesso.

A derrocada afetou parte de um dos balcões de esquina do varandim da torre de menagem, tendo-se reunido «de imediato no local», o presidente e os vereadores, com técnicos da autarquia, «com vista à realização da primeira avaliação do incidente».

Com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, foram tomadas as «primeiras medidas de segurança», nomeadamente o isolamento da zona. Estas medidas vão continuar a ser monitorizadas, para «assegurar total segurança de pessoas e bens».

A Câmara de Beja acrescenta que, de imediato, comunicou o incidente «às entidades competentes, nomeadamente à Direção Regional de Cultura do Alentejo, que está a acompanhar a situação».

O Município de Beja estava, neste momento, e «no âmbito de uma intervenção que desejava mais alargada», intervir na Torre de Menagem ao nível da iluminação e impermeabilização da cobertura, «obras que eram naturalmente acompanhadas pelos serviços competentes».
No entanto, garante a autarquia, «numa primeira avaliação, não se vislumbra qualquer relação entre as obras em curso e o incidente».

A Torre de Menagem do Castelo de Beja é considerado pela autarquia como «um monumento de relevância nacional e um ex-libris inestimável da cidade de Beja».

Por isso, garante a Câmara Municipal que «tudo fará, no mais breve curto espaço de tempo, para reparar os danos e devolver ao país e à cidade a integridade do monumental Castelo de Beja».

Comentários

pub