Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoUma campanha que pretende alertar para o problema das quedas de crianças, que muitas vezes resultam em mortes, vai ser lançada pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), na próxima segunda-feira.

Com o mote «Acabe com as quedas para a desgraça», esta ação de sensibilização pretende chamar a atenção para esta realidade, cujas consequências podem ser especialmente graves, quando ocorrem de altura elevada, devido à falta de proteção adequada em estruturas como janelas e varandas.

O lançamento oficial da campanha, agendado para as 14h30 de dia 17 de novembro, na sede da Ordem dos Arquitetos (Lisboa), integrará a apresentação do «Estudo de Quedas em Crianças (2000-2013)», seguindo-se um debate sobre questões relacionadas com a segurança da criança nos espaços construídos, com a participação das entidades e organismos convidados.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A associação quer atingir públicos distintos, nomeadamente «os encarregados de educação – entre pais, familiares e professores – para que se informem sobre as medidas de segurança a tomar».

Também os projetistas e construtores serão abordados, «para que adotem as melhores práticas de projeto e construção», bem como o poder local e central, «que deve garantir a criação de legislação e normas harmonizadas de construção».

«Só desta forma será possível garantir que as construções (novas ou reabilitadas) salvaguardam de forma eficaz a segurança das crianças», defendeu a APSI, numa nota de imprensa. Até porque, lembra a APSI, «a cada dia que passa, nove crianças sofrem uma queda com consequências graves».

A campanha será feita em diversos suportes, nomeadamente a na rádio, televisão e imprensa, bem como nos transportes públicos de diversos pontos do país, incluindo o Algarve.

A ação contou com a participação especial da cantora Maria Ana Bobone que canta uma versão, “à capela”, da música de Vitorino «Menina Estás à Janela», «que ganha, neste contexto, uma nova carga dramática».

Luís Mileu e Ricardo Henriques, autores do projeto de solidariedade «Projeto 2 Faces», foram os autores da criatividade da campanha, que teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Quem quiser saber mais sobre as situações de risco e obter conselhos de segurança, pode obter esta informação no site da APSI ou nos folhetos que serão distribuídos em farmácias e nas revistas «Pais & Filhos» e «Estrelas e Ouriços».

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

ministra saude loule inem codu (4)

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

IMG_20210924_111312

Associação In Loco lança “Guia de Capacitação para Agentes de Desenvolvimento Local”