Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoBruno Medronho, investigador da Universidade do Algarve, foi um dos grandes vencedores do Prémio Inovação Crédito Agrícola, divulgado, ontem, dia 7, numa cerimónia que decorreu no Museu Fundação Oriente e contou com a presença de Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar.

Bruno Medronho é bolseiro de pós-doutoramento, no âmbito de uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UAlg e recebeu o 1º prémio, no valor de 5 mil euros, na categoria “Investigação e Inovação Tecnológica”, com o projeto “Desenvolvimento de Processos Sustentáveis para a Produção Ecológica de Fibras Têxteis a partir de Recursos Agro-Florestais”.

Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos solventes para a dissolução e regeneração de celulose com vista à sua aplicação na produção de fibras têxteis.

vila do bispo

“Nós discordamos da posição genericamente aceite pela comunidade científica que atribui a insolubilidade da celulose a um tipo específico de interações (i.e. pontes de hidrogénio) entre as moléculas de celulose”, explica o investigador.

“A nossa análise sugere que a celulose tem um claro comportamento anfifílico e, portanto, as interações hidrofóbicas são muito importantes para explicar o padrão de solubilidade. Em última análise, este projeto pretende desenvolver alternativas sustentáveis ao algodão e às fibras sintéticas. Os resultados deste projeto poderão ajudar a revitalizar diferentes áreas nos setores agroflorestal e têxtil, contribuindo para a dinamização da economia nacional”, conclui o investigador.

Sobre a atribuição do prémio, Bruno Medronho considera que “é, sem dúvida, um incentivo forte para continuar a trabalhar mais e melhor”.

Contudo, o investigador deixa “um agradecimento aos colaboradores da Universidade do Algarve e da Universidade de Coimbra que, pela sua dedicação, tornaram este prémio possível.”

O Prémio Inovação Crédito Agrícola pretende reconhecer o mérito e a excelência na agricultura, contribuindo, de forma efetiva, para a disseminação de uma cultura de inovação nos setores da agricultura, agroindústria e floresta, em Portugal. É atribuído pelo Grupo Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, entidade coordenadora da Rede INOVAR.

lagos eventos

Também poderá gostar

Flores do campo_papoilas_Depositphotos_43081905_L

Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro