Há um roteiro de música tradicional e gastronomia para seguir no interior de Odemira

“Sonoridades & Sabores” é o nome de um roteiro de música tradicional e gastronomia que acontecerá no interior do concelho […]

slider_FINAL“Sonoridades & Sabores” é o nome de um roteiro de música tradicional e gastronomia que acontecerá no interior do concelho do Odemira, em quatro momentos, nos dias 15 e 29 de novembro e 13 e 27 de dezembro, e que convidará a provar os melhores petiscos da região e ouvir canto ao baldão, viola campaniça, acordeonistas, poetas populares e grupos de música tradicional.

No dia 15 de novembro, as “Sonoridades & Sabores” serão apresentadas no Café Porfírio, na aldeia de Vale Ferro, Freguesia de Relíquias.

No dia 29 de novembro, o evento acontecerá no será o Café Flor da Serra, na Ribeira do Ruivo, Freguesia de S.Teotónio.

Já em dezembro, no dia 13, a iniciativa será realizada no Café Ângelo, em Cortes Pereiras, Freguesia de Santa Clara-a-Velha.

O último momento será no dia 27 de dezembro, no Café Amoreirense, em Amoreiras-Gare, Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

Nos quatro dias do roteiro “Sonoridades & Sabores”, a música encherá os espaços a partir das 15.30 horas, com canto ao baldão acompanhado pela viola campaniça.

A partir das 18.00 horas, será dado espaço aos poetas populares e acordeonistas da região. A partir das 19.00 horas e para dar música pela noite fora, os convidados deste ano serão o Grupo Musical Os Saramagos, Grupo Musical Atar e Por ao Fumeiro, Grupo Musical Etnográfico Maria do Alto Mira

Na componente gastronómica, os petiscos a provar serão a carne frita, carne na banha, salada de orelha, torresmos, enchidos, queijos.

Como pratos principais, as ementas irão variar entre o cozido de couve e feijoada à alentejana, cabeça de porco assada no forno, ensopado de borrego, galinha à moda do campo, javali estufado, leitão assado na brasa, galinha de cabidela, bochechas de porco preto, migas de espargos com entrecosto frito e bacalhau à lagareiro.

Esta iniciativa é promovida pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e pelo Município de Odemira, desde 2006, com o objetivo de promover a cultura e a gastronomia locais, dinamizando as freguesias e aldeias do interior do concelho.

Na edição deste ano, a iniciativa conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Relíquias, S. Teotónio, Santa Clara-a-Velha e S. Martinho das Amoreiras.

Comentários

pub