Dieta Mediterrânica e Turismo reúnem jovens portugueses e espanhóis em Tavira

O Centro de Informação Europeia do Algarve, cuja entidade hospedeira  é a CCDR Algarve, em colaboração com o CIE Mértola […]

dieta mediterrânicaO Centro de Informação Europeia do Algarve, cuja entidade hospedeira  é a CCDR Algarve, em colaboração com o CIE Mértola e o CIE Huelva, organizam hoje, 29 de Outubro, em Tavira, a iniciativa “A EUropa És Tu  –  Direitos e oportunidades para os jovens no setor turístico no espaço transfronteiriço”.

Fazendo ponte entre o Ano Europeu dos Cidadãos e o Ano Europeu do Desenvolvimento, a celebrar em 2015,  participarão este ano uma turma de Restauração do Instituto de Aracena (Huelva), curso profissional de cozinha, e duas turmas de Turismo do Alentejo, curso profissional de turismo, e ainda outra da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, 12º ano do curso profissional de turismo, de Tavira. O  número de participantes estimado é de 60 jovens e as línguas de trabalho o português e castelhano.

O programa inclui duas visitas guiadas à exposição da Dieta Mediterrânica e à Estação de Experimentação de fruteiras, um almoço de “tapas do mediterrâneo” com partilha de sabores das três regiões.

Haverá ainda uma “sessão de Parlamento” sobre  as oportunidades para os jovens no setor turístico no espaço transfronteiriço enquadrados por alguns convidados que estimularão o debate em trono de quatro temas: Easmus +; Passaporte EU competências; Dieta Mediterrânica; Setor hoteleiro na região transfronteiriça.

O Museu de Tavira e Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve são parceiros da iniciativa nesta edição 2014.
Destinada a um público jovem,  com o objetivo de fomentar o conhecimento mútuo,  a apetência para projetos conjuntos e a aprendizagem das línguas, a atividade realiza-se anualmente, em regime rotativo, pelas três regiões, sendo a temática inspirado no tema do Ano Europeu.

Todos os anos se convidam participantes de diferentes escolas ou instituições.  A atividade será apresentada como boa prática de cooperação transfronteiriça na próxima reunião da Rede Ibérica de centros Europe Direct,  em Elvas nos próximos dias 3  e 4 de Novembro.

Para 2015, estão abertas intenções de participação, a enviar para  [email protected] de turmas ou escolas de todo o Algarve (jovens maiores de 15 anos). O tema será o Ano Europeu do Desenvolvimento e a atividade irá realizar-se na Região do Alentejo em data a anunciar.

Comentários

pub