Chefe ensina a cozinhar fanecas e cavalas na Azenha do Mar

Um chefe de cozinha irá ensinar a confecionar pratos com faneca e cavala, no dia 15 de novembro, em duas […]

fanecaUm chefe de cozinha irá ensinar a confecionar pratos com faneca e cavala, no dia 15 de novembro, em duas aulas de culinária que decorrerão no Gabinete de Apoio às Comunidades Piscatórias da Azenha do Mar, localidade do litoral odemirense, na freguesia de S. Teotónio.

As aulas de culinária decorrerão em dois horários, das 11 às 12 horas e das 15 às 16 horas. A participação será gratuita, mas limitada a 15 participantes por aula. As inscrições deverão ser efetuadas através do contacto 969 520 050 ou do e-mail associacaocdp_azenhadomar@hotmail.com

As aulas de culinária são uma iniciativa da Docapesca – Portos e Lotas SA, em parceria TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e  EPO – Centro Empresarial do Sudoeste Alentejano.

Com o lema “O melhor do nosso mar!” e no âmbito do Cabaz do Mar, esta iniciativa pretende divulgar e promover a utilização da cavala e da faneca, duas espécies capturadas na costa odemirense e de grande potencial gastronómico.

cavalaO Cabaz do Mar foi lançado este ano pela Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, com o objetivo de aumentar o rendimento dos pescadores e diversificar a oferta ao consumidor, reduzindo as rejeições das capturas e o circuito comercial entre produtor e consumidor.

A Associação é responsável por comprar, amanhar e distribuir o peixe junto dos consumidores que solicitam o serviço. Um terço do peso do Cabaz do Mar, ou seja, um quilo, é sempre constituído por espécies menos procuradas pelos consumidores, como são o caso da faneca e da cavala.

Comentários

pub