Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA Câmara Municipal de Odemira aprovou uma moção a “exigir a execução das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves”, contratadas e anunciadas publicamente pelo Ministério da Educação em 2011, mas nunca iniciadas.

A autarquia, em moção aprovada por unanimidade, na reunião de Câmara de 4 de setembro, considera que a falta das obras criou «precárias e indignas condições de trabalho de professores, funcionários e alunos, com reflexos negativos na normal atividade letiva, no processo de ensino/aprendizagem e em toda a comunidade educativa».

Em 2010, anunciaram-se obras de requalificação da Escola Secundária de Odemira, tendo o Ministério da Educação apresentado o projeto e anunciado publicamente o início dos trabalhos, numa sessão realizada em março de 2011.

Banner lateral albufeira

Quatro anos depois, sublinha a Câmara de Odemira, «as obras não se realizaram e as instalações continuaram a degradar-se». É que, «mesmo com a empreitada contratada em 2011, foi decidido superiormente a sua suspensão, sem quaisquer obras alternativas de minimização de efeitos».

A Câmara Municipal de Odemira denuncia que «as condições de ensino para os professores, de trabalho para os funcionários, e de estudo e aprendizagem para os alunos, são manifestamente inadequadas, sendo de realçar a degradação dos laboratórios, a deficiente climatização do edifício, a canalização de águas obsoleta e com ruturas frequentes, mobiliário antigo e degradado, e a inexistência de uma eficaz rede de acesso à internet».

Ao longo destes anos, várias foram as diligências de Deputados, Autarcas, Professores, Auxiliares e Pais, junto da Presidência da República, Primeiro-ministro, Ministro da Educação, Assembleia da República e organismos regionais, embora sem resultados práticos.

O deputado do PSD Mário Simões visitou a escola, no dia 13 de janeiro, tendo afirmado que devido ao «nível de degradação das instalações e dos equipamentos» da escola, alunos e professores correm «risco de segurança» e estão «condicionados» no seu desempenho, alertando para as «consequências» da situação no «aproveitamento» dos estudantes.

«A Escola Secundária de Odemira precisa de obras com urgência», conclui o deputado, e a situação «terá de ser encarada» como «prioritária».

Por isso, a autarquia alentejana estranha que, «em Maio último, tenham sido anunciadas pelo Governo, obras de vulto em 14 Escolas Secundárias e não tenha sido incluída nesta lista a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves em Odemira».

Perante a «evidente falta de vontade política do Governo», a Câmara Municipal de Odemira considera «inaceitável o prolongamento deste quadro, sem que exista alguma perspetiva concreta quanto ao executar das obras, lamentando que o próximo ano letivo, à semelhança dos anteriores, tenha início em condições extremamente precárias»”.

A autarquia já questionou o ministro da Educação e Ciência sobre se a situação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves foi avaliada após ter sido determinada a suspensão das obras, se foi efetuada vistoria de segurança às instalações e quais as conclusões, se as obras de requalificação da escola são consideradas prioritárias e para quando a sua execução.

A Câmara Municipal de Odemira exige «ao Ministério da Educação e Ciência que com a maior urgência sejam tomadas as medidas necessárias, para que sejam executadas as obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves».

festas da cidade de olhao
zoomarine

Também poderá gostar

View of Silves town buildings with famous castle and cathedral, Algarve region, Portugal

Silves volta a promover programa de ocupação de tempos livres dos jovens este Verão

etic algarve videojogos

ETIC_Algarve tem quatro novos cursos

alfredo gomes

Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal