Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

Sul InformaçãoA Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica vai juntar o deputado Mendes Bota, a presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) Maria José Magalhães e a ativista da luta pelos direitos da mulher, Maria Antónia Palla no Salão Nobre da Câmara, no dia 26 de agosto, às 21 horas.

Esta será mais uma conferência do ciclo «Antes e Depois, Para Amanhã», inserida no projeto de cidadania da Comissão Concelhia criada em Loulé para a celebração dos 40 anos do 25 de abril.

O debate vai estar centrado Convenção de Istambul, como é conhecido o novo instrumento internacional que criminaliza a violência doméstica, à elaboração do qual o deputado algarvio esteve ligado de forma muito ativa. A convenção entrou em vigor a 1 de agosto.

festival do marisco de olhao

«O deputado Mendes Bota foi o autor da Resolução 1635 e da Recomendação 1847, aprovadas por unanimidade em Estrasburgo, a 3 de Outubro de 2008, durante o debate do seu próprio relatório “Combater a Violência contra as Mulheres: por uma convenção do Conselho da Europa”, nas quais instou o Comité de Ministros do Conselho da Europa a avançar para a criação desta Convenção, tendo acompanhado todos os seus passos, desde a redação até à entrada em vigor que ora se assinala», explica a organização da conferência.

«Nesta saga, o Deputado Mendes Bota contou com o apoio de dois embaixadores junto do Conselho da Europa, ambos com raízes louletanas, primeiramente o embaixador Américo Madeira Bárbara e, na decisiva etapa final, o embaixador Luís Castro Mendes», acrescentou.

Já a UMAR, a que Maria José Magalhães preside, «é uma ONG com 30 anos de história, constituída em 12 de setembro de 1976, e esteve profundamente envolvida no avanço da convenção». Maria Antónia Palla é «uma das maiores referências».

jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Festival MED já deixa “Sodade” e ainda nem começou

Festival MED já deixa “Sodade” e ainda nem começou

Sul Informação - Museu Municipal de Loulé promove visita temática e prova de vinhos em Alte

Museu Municipal de Loulé promove visita temática e prova de vinhos em Alte

Lunário Perpétuo

Exposição “Lunário Perpétuo” com pintura, fotografia e instalação em Loulé