Alentejo eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar

O Alentejo foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar, numa votação promovida pelo USA TODAY, um dos […]

vinha alentejo_1O Alentejo foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar, numa votação promovida pelo USA TODAY, um dos jornais americanos com maior circulação, quer no seu site 10Best.com, quer na sua secção de viagens.

De acordo com o USA TODAY, “esta intrigante região rural situada a duas horas de Lisboa é como uma viagem de volta no tempo para os amantes do vinho. O terreno diverso detém olivais e vinhas, aldeias pitorescas, prados cheios de flores e florestas”. É ainda referido que a comida no Alentejo “é rústica e autêntica, aproveitando ao máximo o estilo de vida agrário na região”.

Entre os 20 candidatos pré-selecionados, escolhidos por Kerry Woorlard e Frank Pulice, dois peritos do setor dos vinhos, o Alentejo era o único representante de Portugal.

Okanagan Valley, na Colúmbia Britânica, Maipo, no Chile, Marlborough, na Nova Zelândia, e Croácia completam o ranking das cinco regiões mais votadas.

Entre as regiões selecionadas e que estavam em concurso, estavam algumas das zonas mais famosas do panorama vitivinícola e ecoturístico do mundo.

vinha alentejo_2Para Dora Simões, presidente da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, «é uma distinção importante para o Alentejo e também para o país, que tem impacto muito positivo no potencial de notoriedade que a região pode obter nos mercados internacionais; o facto de os leitores terem preferido o Alentejo a regiões tão famosas como a Borgonha, Champanhe, Rioja ou o Piemonte, vem também dar um grande impulso ao trabalho que é desenvolvido na promoção do vinho e do enoturismo no Alentejo, quer internamente, quer junto de mercados externos estratégicos».

O site 10Best.com, que promoveu esta iniciativa, é conhecido pelas suas populares votações sobre diversos tópicos relacionados com o mundo das viagens.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (44,9%) quer em valor (46,7%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG.

Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Comentários

pub