O NRP Sagres vai estar no porto de Portimão de 1 a 3 de agosto, ficando atracado no Ponto de Apoio Naval daquela cidade algarvia (PAN Portimão) e estará aberto ao público no dia 2 de agosto.
A visita do navio-escola Sagres integra-se no âmbito da viagem dos cadetes do 1º ano da Escola Naval, que decorrerá de 28 de julho a 8 de agosto.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 77 anos, 52 dos quais com a bandeira de Portugal.
A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval.
Além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
O NRP Sagres é comandado pelo capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 46 cadetes do 1º ano da Escola Naval e 4 cadetes do Curso de Formação de Oficiais do Serviço Técnico do 2º ano (entre os quais 12 femininos).
O programa da estadia do navio contempla as seguintes atividades: