Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoManuel Cardoso, David Livramento, João Pereira, Henrique Casimiro, Daniel Mestre, Rafael Reis, e Amaro Antunes, bem como os angolanos Igor Silva e Dário António, integram a formação luso-angolana Banco BIC/Carmim/Tavira que, entre 30 de julho e 10 de agosto vai disputar mais uma edição da Volta a Portugal.

A competição é inaugurada com um prólogo de 6,8 quilómetros em Fafe. Ao todo serão 1.613,4 quilómetros distribuídos por 11 dias, sendo a festa final em Lisboa.

Ao longo da competição anteveem-se vários momentos decisivos. O primeiro acontece logo na segunda etapa em linha, com a ligação Gondomar/Braga, onde existe um prémio de montanha de 2ª categoria, a 8 quilómetros da chegada.

infraquinta rumo à sustentabilidade

No entanto, antes da meta os ciclistas ainda encontram outros dois prémios de montanha, um de 3ª e outro de 2ª categoria.

A terceira jornada também será tarefa árdua para os atletas. O trajeto inicia-se em Viana do Castelo e tem a meta instalada em Montalegre (Serra do Larouco), a coincidir com um prémio de montanha de 1ª categoria.

Bastante seletiva, como sempre, será a mítica subida à Senhora da Graça, em Mondim de Basto, com uma contagem de montanha de 1ª categoria e que é pano de fundo para o final da quarta jornada.

A quinta etapa em linha que se inicia em Alvarenga e termina em Santo Tirso, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção é outro momento fulcral, com a meta instalada num prémio de montanha de 2ª categoria.

 

Vidal Fitas: nas chegadas ao sprint, a nossa aposta é obviamente o Manuel Cardoso

 

A sétima etapa, a arrancar de Belmonte e a terminar na Serra da Estrela, é como habitualmente, uma das ocasiões mais importantes desta competição, já que a etapa rainha culmina numa montanha de categoria especial. Igualmente decisivo será o CRI de 28,9 quilómetros entre Oleiros e Sertã.

Para Vidal Fitas, diretor desportivo do Banco BIC/Carmim/Tavira, existem três aspetos relevantes quanto à performance da equipa: “nas chegadas ao sprint, a nossa aposta é obviamente o Manuel Cardoso, especialista neste género de etapas”.

Por outro lado, “este grupo é constituído por alguns jovens atletas, e só agora iremos perceber os frutos que resultarão dos treinos de preparação que têm vindo a efetuar”.

Sobre a participação dos atletas angolanos, o mentor da equipa sublinha que “este é mais um passo a dar relativamente ao ano passado nesta cooperação entre as equipas portuguesa e angolana”.

vila do bispo
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações