Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO filme interativo Neblina, o primeiro da trilogia Os caminhos que se bifurcam, fará a sua estreia no Festival de Cinema de Avanca, no dia 23 de julho. Este projeto, sediado no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), foi desenvolvido na linha de investigação aplicada “Criação de artefactos digitais”, no seio da Universidade do Algarve.

Neblina enquadra-se na investigação de pós-doutoramento do investigador Bruno Mendes da Silva e procura aplicar a investigação teórica iniciada na sua tese de doutoramento Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade, que resultou na publicação do livro A máquina encravada, a questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade (2010).

A realização desta narrativa interativa procura reconfigurar a experiência do espetador de cinema. Pretende-se que este projete a sua própria identidade no protagonista da ação, tornando-se no espetador-protagonista. Para este fim, aquando da estreia, estará disponível, na web, uma aplicação que divide a visualização da narrativa em três fluxos de imagens e que poderá ser visualizada em diferentes dispositivos, através do sítio www.ese.ualg.pt/caminhos.

Banner lateral albufeira

Sul InformaçãoNo Festival de Cinema de Avanca, a estreia do filme combinará projeção convencional com a utilização complementar de laptops, tablets e smartphones.

Os fluxos de imagem disponíveis oferecem ao espetador a possibilidade de escolher o seu próprio percurso dentro da história, enquanto personagem principal, podendo, ainda selecionar o género do protagonista com o qual mais se identifica.

Este projeto procura uma nova relação, entre público e obra, menos adormecida e estagnada, onde a distância entre géneros e entre realidade e ficção tenderá a desaparecer.

jf-quarteira
emarp

Também poderá gostar

família-pai-filhos-pais-unsplash

Biblioteca da UAlg de Portimão dinamiza palestra sobre acolhimento familiar

porto baleeira sagres (1)|porto baleeira sagres (2)|porto baleeira sagres (3)|porto baleeira sagres (4)

Festival das Florestas Marinhas mostra as maravilhas de Sagres

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro