FACECO volta a S. Teotónio com edição dedicada aos Produtos Locais

A 23ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, dedicada ao tema “Produtos […]

cartaz finalA 23ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, dedicada ao tema “Produtos Locais”, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar, está agendada para os dias 18, 19 e 20 de julho, em S. Teotónio.

O certame é promovido pelo Município de Odemira, em parceria com diversas entidades.

O evento terá como objetivo a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho.

A pecuária, agricultura, turismo, um intenso programa de animação e a gastronomia associada aos produtos de Odemira, com especial destaque para os produtos do mar, serão os pontos fortes do certame.

A FACECO será a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas atividades económicas, sociais e culturais, representadas por cerca de 200 expositores.

O Pavilhão de Artesanato reunirá dezenas de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo e mostrar as mais genuínas tradições locais.

No Pavilhão das Empresas será dado especial atenção ao turismo e ao projeto “Odemira BTT”, que irá implementar 1.200 quilómetros de percursos de BTT georreferenciados e assim criar a maior rede de BTT do país.

cartaz finalNo Pavilhão dos Produtos Locais, o visitante poderá encontrar os melhores sabores de Odemira: medronho, queijo, mel, enchidos, compotas e muitos petiscos.

Ao nível municipal serão apresentadas as Políticas Municipais de Empreendedorismo, com destaque para o programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego “Odemira Empreende”.

O Pavilhão das Políticas Sociais de Odemira mostrará as estratégias e projetos municipais neste sector, com a participação das diversas instituições particulares de solidariedade social.

Destaque ainda para o espaço Crédito Agrícola, que terá vários momentos de apresentação e debates.

 

Concursos e exposições nacionais de várias raças

A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização do 26º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, 11º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e 19º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

Será também promovido o 15º Concurso de Mel.

A FACECO será igualmente espaço para debate, com a realização dos colóquios “Produtos do Mar, produtos distintos e insubstituíveis” (sexta, 18 de julho, 14h) e “Aguardente de medronho – um produto a valorizar” (sábado, 19 de julho, 14h).

 

Virgem Suta e animação constante

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser ponto forte da FACECO, este ano com as atuações de Adiafa (sexta), Virgem Suta (sábado) e Campaniça Trio (domingo).

Muitas atividades para todos os públicos, com teatro, música tradicional, dança e desporto compõem o programa, com especial destaque para um verdadeiro parque de diversões especialmente dedicado aos mais novos.

Comentários

pub