FACECO é montra do «território diversificado» do concelho de Odemira

«O concelho de Odemira tem um dos mais baixos níveis de desemprego do Alentejo. Isso torna-nos felizes, mas não nos […]

faceco_4«O concelho de Odemira tem um dos mais baixos níveis de desemprego do Alentejo. Isso torna-nos felizes, mas não nos dá descanso. Enquanto houver um desempregado continuaremos a trabalhar». As palavras são de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, durante a inauguração, na tarde desta sexta-feira, da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho.

O autarca salientou que a FACECO é «motivo de orgulho e é a nossa principal feira, junta aqui quase todas as nossas potencialidades» – do artesanato, comércio, turismo, agricultura, pecuária, floresta, cultura, associações – mostrando o «território diversificado» que é o maior concelho do país.

José Alberto Guerreiro sublinhou ainda a recente apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020, na segunda-feira, nas Ruínas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, sublinhando a importância do trabalho das comunidades intermunicipais.

faceco_3Durante uma demorada visita à feira, que contou com a presença do vizinho edil de Aljezur (José Amarelinho), do deputado Pita Ameixa, de André Matoso, presidente da Sociedade Polis Litoral Sudoeste, de João Alves, do ICNF, e de outros autarcas, responsáveis de organismos públicos, empresários e técnicos, o autarca odemirense fez questão de referir a ausência «de qualquer membro do Governo». E não foi por falta de convite, garantiu. «Já no ano passado não tivemos cá nenhum membro do Governo. Este ano, convidámos o secretário de Estado da Agricultura, que confirmou, mas hoje, ao meio dia, informou-nos que não podia estar presente “por imperativos de agenda”». «No próximo ano voltaremos a tentar», ironizou o autarca alentejano

Visita que não faltou hoje na FACECO foi a da ASAE. «Tivemos também a visita de entidades fiscalizadoras, que não se esqueceram da nossa feira», disse ainda José Alberto Guerreiro.

 

Todo o concelho de Odemira numa só feira

faceco_1A FACECO é a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas atividades económicas, sociais e culturais, representadas por cerca de 200 expositores.

O Pavilhão de Artesanato reúne dezenas de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo e mostrar as mais genuínas tradições locais.

No Pavilhão das Empresas é dado especial atenção ao turismo e ao projeto “Odemira BTT”, que irá implementar 1.200 quilómetros de percursos de BTT georreferenciados e assim criar a maior rede de BTT do país.

No Pavilhão dos Produtos Locais, o visitante pode encontrar os melhores sabores de Odemira: medronho, queijo, mel, enchidos, compotas e muitos petiscos.

Ao nível municipal são apresentadas as Políticas Municipais de Empreendedorismo, com destaque para o programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego “Odemira Empreende”.

O Pavilhão das Políticas Sociais de Odemira mostra as estratégias e projetos municipais neste sector, com a participação das diversas instituições particulares de solidariedade social.

Destaque ainda para o espaço Crédito Agrícola, com vários momentos de apresentação e debates.

 

Concursos e exposições nacionais de várias raças

faceco_2A presença do setor pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização do 26º Concurso Nacional da Raça Bovina Limousine, 11º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e 19º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

Será também promovido o 15º Concurso de Mel.

A FACECO será igualmente espaço para debate. Amanhã, sábado, 19 de julho, às 14h00, debate-se a “Aguardente de medronho – um produto a valorizar”.

 

Virgem Suta e animação constante

A animação do recinto e os espetáculos voltam a ser ponto forte da FACECO, este ano com as atuações de Adiafa (sexta), Virgem Suta (sábado) e Campaniça Trio (domingo).

Muitas atividades para todos os públicos, com teatro, música tradicional, dança e desporto compõem o programa, com especial destaque para um verdadeiro parque de diversões especialmente dedicado aos mais novos.

 

Clique aqui para ver todas as fotos da FACECO.

 

 

Comentários

pub