FACECO debate valorização dos produtos do mar

Um colóquio dedicado ao tema “Produtos do Mar, Distintos e Insubstituíveis”, com o objetivo de divulgar e discutir as estratégias […]

PercebesUm colóquio dedicado ao tema “Produtos do Mar, Distintos e Insubstituíveis”, com o objetivo de divulgar e discutir as estratégias valorização dos produtos do mar, está agendado para o dia 18 de julho, às 14 horas, em S. Teotónio, no âmbito da 23ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

Esta iniciativa decorre da concretização da estratégia municipal para a valorização dos produtos do concelho de Odemira com maior tipicidade e potencialidades económicas, na qual os produtos do mar têm particular relevância, nomeadamente o polvo e os percebes.

O colóquio pretende também apresentar, aos empresários do concelho, a Associação QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, e o trabalho que desenvolve na qualificação dos produtos locais, bem como divulgar o divulgar o Cabaz do Mar, recentemente criado no litoral de Odemira e que leva peixe fresco diretamente ao consumidor.

O colóquio contará com a apresentação do tema “ Potencial de valorização do polvo do Sudoeste”, por Ana Soeiro (QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses), apresentação do projeto “O Cabaz do Mar”, por Telma Guerreiro (TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira) e apresentação do Projeto “Alentejo Bom Gosto”, por João Cavaleiro Ferreira (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo).

A moderação estará a cargo de Ricardo Cardoso, vereador da Câmara Municipal de Odemira.

A FACECO 2014 é dedicada ao tema “Produtos Locais”, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

O certame é promovido pelo Município de Odemira, em parceria com a ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral, Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio, ASHA – Associação de Horticultores do Sudoeste Alentejano, MLA – Matadouro do Litoral Alentejano e Junta de Freguesia de S. Teotónio, com o patrocínio da Sagres, Olá, Provimi e Camposol.

Comentários

pub