Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA pequena grande campeã de Portimão precisa de ajuda para ir representar o Algarve e Portugal no Europeu de Vela, que se disputa na República da Irlanda, entre os dias 12 e 20 de Julho.

Beatriz Gago tem apenas 12 anos de idade e em cinco anos de Vela conquistou dois títulos de Campeã Nacional de Infantis (2012 e 2013) e alcançou o 3º lugar no Campeonato de Portugal de Juvenis 2014.

Neste seu primeiro ano como juvenil, ‘Bia’ conseguiu também apurar-se para o Campeonato Europeu de Optimist, mas os custos da participação são elevados. No sábado, 5 de Julho, em Portimão todos podemos ajudar e passar um bom momento no Largo 1º de Dezembro.

inframoura

A família da atleta e o Clube Naval de Portimão lançaram uma campanha de solidariedade para levar Beatriz Gago à Irlanda. “Vamos ajudar a Bia a cumprir um sonho” é o mote da campanha e o apelo feito, através do Sul Informação, pelo secretário-geral do Clube Naval de Portimão, Pedro Estorninho.

“Não é a primeira vez que atletas nossos vão a campeonatos da Europa e do Mundo. Mas, este ano os valores de participação estão substancialmente mais elevados do que em 2013”, adiantou o dirigente do clube.

O valor da participação de Beatriz Gago no Campeonato Europeu de Optimist é de 2700 euros. O Clube Naval de Portimão suporta a inscrição da atleta, o que representa uma despesa de cerca de 600 euros, e a Federação Portuguesa de Vela fará um reembolso – “geralmente cerca de 200 a 300 euros”, diz Pedro Estorninho – apenas após a prova. Tudo o resto fica por conta da família da atleta.

“Sempre trabalhei com crianças em risco e sempre estive ligada a causas de solidariedade. Acho que nos devemos ajudar uns aos outros e sempre incuti isso aos meus filhos”, disse Susana Nery, mãe da jovem velejadora, ao Sul Informação. Desta vez, a causa da mãe é a própria filha e o apelo que deixa é a frase que a jovem Bia mais gosta: “Naveguem comigo até à Irlanda”.

Na ausência de apoios financeiros institucionais, excetuando o possível pelo Clube Naval de Portimão, a família e o clube lançaram uma campanha de apelo ao apoio público.

Além de rifas e donativos, que podem ser entregues ao Clube Naval de Portimão (telefone: 282 417 529), o clube e a família organizaram uma festa de solidariedade em Portimão, no largo 1º de Dezembro, em frente ao Teatro Municipal de Portimão, no sábado 5 de Julho, entre as 19h00 e as 22h00.

A entrada é livre e a festa estará servida com música ao vivo. A solidariedade irá materializar-se nas receitas da venda de comida e bebida no recinto. O apelo a todos os portimonenses é que se juntem à festa e ao mesmo tempo ajudem uma jovem conterrânea a representar a cidade, a região e o país no Campeonato Europeu de Vela da Classe Optimist.

 

OUTROS CASOS

Sul InformaçãoO Algarve tem quatro atletas apurados para o Europeu (3) e o Mundial (1) de Optimist 2014. Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) apurou-se de forma brilhante para o Mundial a disputar na Argentina, em Outubro.

Os custos de participação no Mundial são mais elevados, rondam os 3400 euros e o jovem velejador de Faro também precisa de ajuda. O GCNFaro organizou uma festa de São João que foi essencial no objetivo de angariar fundos para que o seu atleta possa ir ao Mundial.

Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) está apurado para o Europeu. No seu caso, felizmente, a família tem disponibilidade para suportar os custos e a participação do atleta na prova europeia não está em risco e também não envolve qualquer campanha de solidariedade.

“Noutros anos tivemos que fazer rifas. É uma pena que a Federação de Vela não financie a sua própria seleção. Dão um apoio pequeno e tardio. Só há 15 dias recebemos os apoios das participação do ano passado”, comentou Rui Raimundo, treinador de vela do CVLagos, ao Sul Informação.

Outro caso feliz é o de Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana), que em Abril venceu o Campeonato de Portugal de Juvenis, disputado em Portimão. Na altura, Daniela disse ao Sul Informação que o seu grande objectivo era ir ao Europeu. Apurou-se com todo o mérito e a sua participação não está em causa.

A ANGuadiana suporta todas as despesas da participação da sua atleta no Europeu. “Fazemos um esforço suplementar e a atleta vai lá estar”, garantiu o presidente da ANGuadiana, Luís Madeira, ao Sul Informação. “É pena que a autarquia (Vila Real de Santo António) não ajude”, acrescentou o dirigente.

Difícil é a situação de André Serra, bi-vice-campeão em título de Juvenis. André Serra fez toda a sua formação e primeiros anos de competição no Algarve, no Clube Naval de Portimão e no Clube de Vela de Lagos.

Conseguiu este ano apurar-se para o Mundial de Optimist mas o clube que representa desde 2013 – Clube Naval de Cascais – não financia a participação do atleta no Mundial.

A família de André Serra também organizou uma campanha de solidariedade para que o atleta possa representar o país na Argentina.

maozorra
vilavitaparc

Também poderá gostar

Beatriz Gago e Rodolfo Pires

Algarvios Beatriz Gago/Rodolfo Pires vencem “medal race” e terminam Europeu de 470 em 4º

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027