Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO incêndio em mato, que deflagrou esta tarde, cerca das 17h20, na zona do Escampadinho, perto do Autódromo Internacional do Algarve, na freguesia da Mexilhoeira Grande (Portimão), continua a lavrar sem controlo e já evoluiu para duas frentes ativas, segundo o ponto da situação feito às 19h30 pela Proteção Civil.

Para combater o fogo, foram entretanto reforçados os meios, estando no terreno um total de 143 operacionais, dos quais 129 bombeiros e cinco elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (GIPS), auxiliados desde cerca das 20h30 por um helicóptero bombardeiro Kamov e 38 veículos.

Também já está no local a Brigada de Combate a Incêndios do Barlavento, uma das valências do dispositivo de combate a incêndios florestais que visa aumentar a eficácia da resposta inicial.

lagos eventos

Até agora, ao que o Sul Informação apurou, não há casas em perigo, apesar de na zona do Escampadinho haver habitações dispersas. Devido ao vento, o fogo tem continuado a evoluir para Sul.

O comando das Operações de Socorro é agora assegurado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão.

Entretanto, às 19h56, o Posto de Comando Operacional foi instalado na rotunda do Autódromo.

Às 18h51, perante o evoluir rápido do fogo, tinha já sido acionado o veículo de Planeamento, Comando e Comunicações (VPCC) de Faro para o Teatro de Operações.

Além deste incêndio no concelho de Portimão, o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil apenas indica um outro fogo em Aboadela, perto de Amarante, no Norte do país, que lavra desde a madrugada de hoje e está a ser combatido por 250 bombeiros, auxiliados por 78 veículos e quatro aviões bombardeiros.

 

Atualizado às 21h00, acrescentando pormenores operacionais.

 

 

recrutamento zoomarine 2025
municipio de odemira

Também poderá gostar

Silent Party

Portimão celebra o Dia da Criança com “Silent Party” ao ar livre 

AIA

Autódromo Internacional do Algarve Motor Clube formou mais 30 pessoas

videovigilancia_fakenews

Câmara de Portimão garante que «videovigilância está em pleno funcionamento»