Odemira promove visita interpretativa aos charcos temporários do seu litoral

Uma visita interpretativa guiada a uma zona de charcos, perto da localidade de Almograve, para reconhecimento dos valores naturais dos […]

Uma visita interpretativa guiada a uma zona de charcos, perto da localidade de Almograve, para reconhecimento dos valores naturais dos charcos temporários mediterrânicos e para observação de anfíbios e répteis, vai decorrer no dia 17 de maio, às 15h00, numa iniciativa do Município de Odemira.

Esta iniciativa está integrada nas atividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2014, em parceria com a Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus.

Os charcos temporários mediterrânicos que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal são um habitat natural com uma biodiversidade muito específica. São, contudo, um habitat muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural.

A intensificação da agricultura industrializada e o turismo constituem um dos principais fatores de declínio deste habitat. Nesta visita será dada especial atenção aos anfíbios e répteis, nomeadamente ao cágado de carapaça estriada.

A iniciativa terá uma participação limitada a 25 pessoas, devendo as inscrições ser realizadas até ao dia 14 de maio. O ponto de encontro será no Cais de Odemira, às 15h00 do dia 17 de maio.

Para mais informações e inscrições contactar o Município de Odemira através dos números 283320900/961620611 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários

pub