Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoA embaixadora do Reino de Marrocos Karima Benyaïch está no Algarve numa visita de dois dias para estreitar os laços com municípios, empresas e instituições culturais algarvias.

Esta manhã, a embaixadora Karima Benyaïch teve uma reunião de cerca de uma hora com a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, durante a qual foram discutidos os aspetos em que a cooperação entre Marrocos e a cidade algarvia podem ser aprofundados.

Após a reunião, em declarações ao Sul Informação, a diplomata explicou que grande parte da sua conversa com a presidente Isilda Gomes se destinou a «tentar identificar uma cidade marroquina com características semelhantes a Portimão, para podermos estabelecer um protocolo de cooperação entre ambas».

festival do marisco de olhao

Sempre acompanhada pelo arquiteto José Alberto Alegria, cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, nesta sua deslocação ao Algarve a embaixadora vai reunir-se com os presidentes das Câmaras de Faro, Portimão, Albufeira e Tavira, com o objetivo de «encontrar meios de dinamizar a cooperação e de criar pontes entre os povos».

Nesse sentido, em breve irá deslocar-se à cidade marroquina de Tânger uma delegação de Faro, que inclui o próprio presidente da Câmara e ainda operadores turísticos.

«É necessário continuar a estreitar os laços e identificar áreas de cooperação entre os municípios portugueses e marroquinos», frisou Karima Benyaïch.

Sul InformaçãoMas as relações podem também passar pelo investimento e pela transferência de tecnologia e conhecimento de empresas portuguesas para Marrocos. Foi por isso que ontem a embaixadora se reuniu, em Faro, com a presidente da empresa Águas do Algarve.

Karima Benyaïch e Isabel Soares já se conhecem bem, dos tempos em que a última foi presidente da Câmara de Silves e se empenhou no desenvolvimento das relações entre a sua cidade e o Reino de Marrocos, nomeadamente com Marraquexe.

«As Águas do Algarve têm o savoir faire neste setor da água e do saneamento e a sua experiência pode ser muito importante para nós, em Marrocos», sublinhou a embaixadora Karima Benyaïch nas suas declarações ao Sul Informação.

Esta tarde, a diplomata terá ainda uma reunião de trabalho com o presidente da direção da Associação Al Mouatamid Ibn Abbad – para a cultura islâmica e mediterrânica, o ex-reitor João Guerreiro, no âmbito do aprofundamento de ações conjuntas nos domínios cultural e científico.

Ontem, a embaixadora visitou uma unidade hoteleira de luxo, o Quintablanca Palace Hotel, que está em fase de acabamento no concelho de Albufeira, na qual estão incorporadas múltiplas técnicas construtivas e decorativas de origem e influência magrebina e onde trabalham operários especializados marroquinos. «É um projeto fantástico, com muitas influências marroquinas. E é também um exemplo do que pode ser um polo de atração de alto nível turístico no Algarve», sublinhou a embaixadora Karima Benyaïch.

Depois desta ronda de visitas e reuniões, que serviu até para conhecer alguns dos novos autarcas, a diplomata promete voltar ao Algarve dentro de «um mês ou um mês e meio», para novos contactos.

lagos eventos

Também poderá gostar

rua da oura albufeira

Albufeira aprova Código de Comportamentos

View from the back of a Portuguese policeman guards public order|Foto 1 Apreensão DP PTM|Foto 3 Apreensão DP PTM|Foto 2 Apreensão DP PTM

Detido jovem que esfaqueou homem nas costas no centro de Faro

Porfírio Maia

Porfírio Maia é o convidado da próxima Tertúlia Farense