«Mare Tenebrum» é o mote do X Mercado Medieval de Almodôvar

Sob o mote “Mare Tenebrum”, a 10ª edição do Mercado Medieval de Almodôvar vai realizar-se no próximo fim-de-semana – dias […]

Sob o mote “Mare Tenebrum”, a 10ª edição do Mercado Medieval de Almodôvar vai realizar-se no próximo fim-de-semana – dias 16, 17 e 18 de maio -, numa organização da Câmara Municipal de Almodôvar.

A vila de Almodôvar prepara-se para viver a grande festa da recriação histórica com bailes e folias, comeres e beberes, bobos e saltimbancos que voltam a encher a Praça da República com uma alegria contagiante.

A proposta para este ano é o imaginário fantástico do último período da Idade Média e, no centro de toda a festa, a Vila deverá ser pequena para receber os milhares de visitantes que passarão pelo nosso concelho nesse fim-de-semana.

Com esta viagem, Almodôvar reconstitui um mercado medieval e, desse modo, volta à Idade Média através do contacto com personagens, ambientes e vivências típicas da época. O mercado estará aberto das 16 às 24h00 de sexta-feira, dia 16, e das 15 às 24h00 de sábado e domingo dias 17 e 18 de maio.

Comeres e beberes de “sabor medieval” nas tabernas do “burgo”, cantigas de escárnio e maldizer, recriações históricas, venda de produtos tradicionais e espetáculos de dança e música são algumas das ofertas dos três dias do mercado, que vai ser animado por bailes, acrobacias e ditos cómicos a cargo de bobos, jograis e saltimbancos, artistas que divertiam as cortes na Idade Média.

 

Programa

16 de Maio (sexta-feira) – Abertura da Feira às 16h00

– Cortejo pelas ruas e praças do burgo com abertura da Feira

– Comeres tradicionais e beberes frescos nas tabernas e botequins

– Leitura da Carta Régia

– Juízo de Heréticos

– Sermão do pregador de fora

– “Mandrágora” – Espetáculo de malabares de fogo.

24h00 – Encerramento da Feira e ronda dos beleguins pelos tendeiros

 

17 de Maio (Sábado) – Abertura da Feira às 15h00

– Cortejo Régio pelas ruas do burgo

– Provas de Arco

– Encontro de trovadores

– A Ketuba, contrato de casamento sefardita e anúncio dos banhos.

– Animação de bobos, histriões, bufões, trampolineiros, saltimbancos, acrobatas e malabaristas, misturando-se no bulício da multidão com soldados e contadores de histórias.

– Personagens fantásticas próprias do imaginário tardo-medieval, personagens grotescas e vis, materializações de sonhos e pesadelos, seres fantasiosos e absurdos.

– “O Unicórnio” – Espetáculo Equestre com recurso ao Imaginário Fantástico

– Novas de Pero da Covilhã: Os usos da Abissínia e o festim sarraceno

24h00 – Encerramento da Feira e ronda do aguazil pelo terreiro da feira.

 

18 de Maio (Domingo) – Abertura da Feira às 15h00

– Cortejo Régio pela ruas do Burgo

– Inscrição dos Cavaleiros para o Casamento Real

– Cortejo dos Cavaleiros

– “Jogos Reais” – Espetáculo Equestre e anúncio dos banhos de el-Rei D. Manuel I com a segunda Infanta dos Reis Católicos, Dona Maria de Aragão e Castela

– El-Rei outorga Foral a Almodôvar pela edição especial dos 10 anos de Recriação Histórica no burgo.

– Comeres da caça, viandas da corte e beberes suaves nas tabernas do mercado.

– Torneio Fantástico a cavalo entre o Bem e o Mal com cortejo de bruxas e feiticeiros; duendes e gnomos, gárgulas e ogres. Esconjuro das pragas almiscaradas e da maldição dos ratos brancos.

22h00 – Encerramento dos festejos

 

Comentários

pub