Sebastien Ogier vence o Rally de Portugal pela quarta vez

Sebastien Ogier venceu a edição de 2014 do Rali de Portugal, confirmando nas três especiais desde domingo a liderança que […]

Sebastien Ogier venceu a edição de 2014 do Rali de Portugal, confirmando nas três especiais desde domingo a liderança que havia recuperado no sábado. Aos 20 pontos da vitória no Rali, Ogier juntou mais três pela vitória na Power Stage de Loulé, que encerrou a prova.

Sebastien Ogier venceu o Vodafone Rally de Portugal e reforçou a liderança que já detinha no Mundial de Rallys. Este domingo, o francês garantiu, não só, os 20 pontos pela vitória no rali português, mas também três pontos extra, por ter vencido a Power Stage, a última etapa da prova, nas contas do WRC.

Apesar de não ter vencido as três etapas deste domingo, Ogier manteve-se sempre na frente. Latvala, que na primeira passagem no troço «Loulé», venceu a etapa, não conseguiu repetir o feito quando mais interessava, a segunda vez que os pilotos percorreram o percurso, este sim, a Powerstage que dá pontos extar para o campeonato. Pelo meio, na única passagem pelo troço «São Brás», foi Ostenberg que venceu a etapa.

Nas contas finais, Mikko Hirvonen garante o segundo lugar, a 43,2 segundo de Ogier e Ostenberg a terceira posição, a 1 minuto e 12 segundo do vencedor. Entre os portugueses, Bernardo Sousa foi o mais rápido, garantindo a 15ª posição da geral.

Este domingo, os pontos da power stage foram divididos pelos três pilotos que ganharam etapas. Latvala ficou em segundo na especial 16, seguido de Ostenberg.

Esta é a quarta vez que o francês, atual campeão do mundo, ganha o Rally de Portugal. «Foi difícil mas no final consegui fazer a diferença. Não assumi mais riscos do que antes. Apenas fiz uma boa gestão dos pneus. Foi a chave. Não andámos que nem loucos», disse Ogier, no final da última etapa.

 

Classificação final (provisória) do Rally de Portugal:

1. Sebastien Ogier (Volkswagen), 3h33m20.4s
2. Mikko Hirvonen (M-Sport), +43.2s
3. Mads Ostberg (Citroen), +1m12.4s
4. Andreas Mikkelsen (Volkswagen), +4m50.5s
5. Henning Solberg (Ford Fiesta), +5m10.2s
6. Martin Prokop (Jipocar), +8m27.2s
7. Thierry Neuville (Hyundai), +7m32.3s
8. Juho Hanninen (Hyundai), +8m51.6s
9. Nasser Al-Attiyah (Ford), +10m14,7s
10. Jari Ketomaa (Ford), +10m36,3s

Comentários

pub