António Bota preocupado com fragilidades no Centro de Saúde de Almodôvar

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar manifestou a sua preocupação «com as evidentes fragilidades no Centro de Saúde local […]

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar manifestou a sua preocupação «com as evidentes fragilidades no Centro de Saúde local devido ao número insuficiente de médicos que ali prestam serviço».

Segundo o autarca António Bota, «esta situação está a causar enormes dificuldades no acesso das pessoas aos cuidados de saúde, sobretudo porque a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) ainda não cumpriu o compromisso estabelecido com a Câmara Municipal no sentido de contratar os médicos que fazem falta no concelho de Almodôvar, e porque a Unidade Móvel de Saúde não presta serviço médico nas localidades mais remotas do concelho».

A Câmara Municipal de Almodôvar, no início de 2014, «num esforço concreto para dar resposta ao problema, encontrou forma de contratar um médico temporariamente e que ainda está por concretizar a contratação definitiva deste profissional», salienta a autarquia em nota de imprensa.

«Isto apesar de já terem decorrido cerca de três meses desde a data em que a autarquia cumpriu a sua parte, temporariamente, sob o compromisso que a ULSBA faria a sua obrigação inerente às competências do ministério da saúde».

O problema torna-se «mais preocupante» porque, logo após a intervenção da Câmara na contratação do médico, «o Centro de Saúde ficou sem outro profissional que voltou à sua terra natal, deixando o quadro médico do Centro de Saúde de Almodôvar bastante enfraquecido».

Passados três meses, sublinha a autarquia, «o problema persiste e continuamos à espera que a ULSBA contrate definitivamente o médico que se encontra em situação contratual precária. O problema persiste, pois o Centro de Saúde precisa de pelo menos mais um profissional».

O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar acrescenta que não pode deixar de «lamentar que, perante dificuldades muito concretas das populações, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) esteja a demorar tanto tempo na resolução dos problemas e pareça não querer assegurar as condições básicas na prestação de serviços de saúde que a população de Almodôvar exige e merece. Isto, apesar de todos os compromissos assumidos e da disponibilidade que a Câmara Municipal apresentou para encontrar as soluções necessárias, desde disponibilizar verbas para a contratação até colocar à disposição dos médicos habitação sem custos».

Comentários

pub