Vinhos do Alentejo dão formação sobre Vinhos a guias turísticos

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana promove hoje a primeira ação de formação dirigida a Guias Intérpretes e aos […]

A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana promove hoje a primeira ação de formação dirigida a Guias Intérpretes e aos profissionais de atendimento nos Postos de Turismo da região Alentejo.

Intitulada “À Conquista dos Vinhos do Alentejo”, esta primeira ação irá contar com a participação de 18 guias turísticos e será realizada nas instalações da
Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora.

O curso, que conta com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, pretende facultar mais conhecimentos aos profissionais que desempenham funções na área do turismo regional, e que são o veículo de transmissão das potencialidades do Alentejo a quem visita a região.

Em 2014, um inquérito a 100 membros da Organização Mundial de Turismo de 30 países, definiu o vinho como o produto mais associado à actividade turística em Portugal, ultrapassando pela primeira vez a clássica imagem de “sol e mar”.

Sendo o Alentejo uma região rica no âmbito do produto turístico Gastronomia & Vinhos, a CVRA decidiu promover esta formação, que será ministrada pelo escanção Manuel Moreira, e que inclui várias temáticas, como a introdução à prova de vinhos, apresentação genérica dos Vinhos do Alentejo, castas, região, combinação de vinhos & gastronomia.

Incluída no Plano de Atividades da CVRA para o ano de 2014, esta formação, tem como objetivo estender-se durante todo o ano, formando cerca de 150 Guias Turísticos Nacionais, para que estes possam divulgar e incentivar o interesse, o conhecimento e o consumo de Vinhos do Alentejo.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional – quer na quota de mercado em volume (43,1%) quer em valor (44,3%), segundo os dados ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG. Os Vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes numa área total de vinha de 21 970 hectares, sendo que a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano é de 11 371 hectares.

Comentários

pub