Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoMais de mil alunos do ensino básico do concelho de Lagos vão caminhar em prol da leitura e concentrar-se na Praça Gil Eanes, com um livro debaixo do braço, na iniciativa «Caminhos da Leitura – Marcha de Leitores», que será promovida pelo Agrupamento de Escolas Júlio Dantas no dia 21 de março.

Promover o gosto pelo livro e pela leitura entre a comunidade escolar e sensibilizar a sociedade local para a importância dos mesmos são os grandes objetivos desta iniciativa. A marcha de pequenos leitores de Lagos insere-se nas comemorações da Semana da Leitura e no projeto «aLer+», que este ano é dedicada ao tema «800 anos de Língua Portuguesa».

As crianças que vão sair à rua são das Escolas de Sta. Maria, Nº1 de Lagos. da EB1 da Ameijeira e Nº3 de Lagos, estas últimas pertencentes ao Agrupamento Gil Eanes, que foi convidado a juntar-se à iniciativa. Cada grupo sairá das respetivas escolas, em direção ao centro histórico da cidade e cada participante vai levar um livro à sua escolha.

vamos à vila 2025

Na chegada à Praça Gil Eanes irão realizar, em grupo, uma “leitura simbólica”, leitura essa orientada e sustentada num poema alusivo à Língua Portuguesa, também conjugado com a Comemoração do Dia da Poesia e com o Projeto SOBE – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares (parceria entre o Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares e Direção Geral de Saúde).

Com o intuito de juntar gerações “avós e netos” esta iniciativa contará igualmente com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, prevendo-se a realização de um pequeno teatro, seguido de um momento musical, a cargo da Academia de Música de Lagos.

A Marcha de Leitores termina com uma visita à exposição de trabalhos dos alunos, elaborados sob o mote “Uma Boca Mil Palavras”, patente nos Antigos Paços do Concelho até ao dia 02 de maio. Está igualmente prevista a realização de “Marchas” para os alunos das escolas da periferia, nas localidades da Luz e Espiche.

A «Semana da Leitura», que decorre entre os dias 17 e 21 de março, comemorada em Lagos pelos Agrupamentos de Escolas Júlio Dantas e Gil Eanes (sustentada nos motes «Uma Boca Mil Palavras» e «Ler é uma Festa», respetivamente) em colaboração com a Biblioteca Municipal (SABE – Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares), é um evento que decorre a nível nacional, implementado no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

vamos à vila 2025
gala do desporto

Também poderá gostar

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

residencias ualg prr (1)

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visitou obras das novas residências universitárias da UAlg