Azeites de Portugal foram os mais premiados no 4º Concurso Internacional Azeite Ovibeja

Os azeites de Portugal foram os mais premiados no 4º Concurso Internacional Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja. Das 100 […]

Os azeites de Portugal foram os mais premiados no 4º Concurso Internacional Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja. Das 100 amostras entregues para apreciação, Portugal participou com 41 azeites, dos quais foram premiados 11.

O país que apresentou mais amostras foi a nossa vizinha Espanha, com 44 azeites, dos quais foram seleccionados nove vencedores. Entre os distinguidos estão ainda azeites italianos que, com cinco amostras, recebeu três prémios, e azeites do Chile que participou com quatro amostras e viu reconhecida uma delas. Entre os países participantes destaque ainda para Grécia, Eslovénia, Uruguai e Alemanha.

O Júri do Concurso, reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional, que se reuniu para apreciação das amostras nos dias 20 e 21 de Março, integrou 19 especialistas portugueses em representação de todas as regiões produtoras, 10 jurados espanhóis e um de cada um dos principais países produtores, incluindo Israel, Alemanha, Tunísia, Argentina, Chile e Eslovénia.

O presidente do Júri, professor José Gouveia, reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em azeite, destaca que “a qualidade dos azeites entregues nesta edição reflecte, mais uma vez, o que tem estado a acontecer com os concursos Ovibeja, que têm vindo em crescendo. A grande importância deste concurso, que já começa a ter fama internacional deve-se à quantidade e qualidade das amostras de diferentes países, ao facto de ter jurados conceituados e à excelente organização que este ano superou as expectativas”. Estes são os principais factores que colocam o Concurso Ovibeja em 2º lugar no ranking dos “50 Melhores Azeites do Mundo”.

“Os elementos do Júri ficaram encantados com os azeites que estavam a provar”, prossegue José Gouveia, para descrever a grande qualidade dos azeites recebidos este ano.

Os prémios do 4º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra vão ser entregues no dia 3 de Maio, às 13h00, numa cerimónia a realizar na Ovibeja, no Pavilhão Sabor Alentejo.

É neste espaço que os visitantes podem provar os azeites concorrentes, assim como participar em provas comentadas de modo a melhor conhecer as diferentes características dos azeites e os seus diversos usos culinários, desde entradas, sobremesas, doçaria, grelhados, assados, frituras.

É também para dar a conhecer e potenciar as características e a qualidade dos azeites portugueses que a Ovibeja e a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal – investem cada vez mais na organização do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, o 2º melhor do mundo.

Comentários

pub