Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoMichal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), que atacou no último quilómetro da subida, venceu esta quinta-feira a 2ª etapa da Volta ao Algarve isolado, seguido por Rui Costa (Lampre-Merida), que foi 2º, e por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), 3º.

O corredor polaco, que é o campeão de fundo do seu país, é o novo camisola amarela, enquanto o português Rui Costa, que na etapa repetiu a posição de ontem, sobe ao 2º lugar da Geral.

A subida de 4,6 quilómetros, a pouco mais de 5 quilómetros da meta, foi determinante para o resultado da etapa. Michal Kwiatkowski aproveitou a dureza das rampas, com uma inclinação média de 7,3 por cento, para surpreender os rivais. O polaco isolou-se na parte final da escalada e não mais foi alcançado até chegar à meta.

maozorra

O corredor polaco chegou à meta com 6 segundos de vantagem sobre os mais diretos perseguidores, Rui Costa (Lampre-Merida), Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), que cortaram o risco por esta ordem.

Sul InformaçãoNa geral, Michal Kwiatkowski comanda com 4 segundos à melhor sobre Rui Costa e com uma diferença de 12 segundos para Alberto Contador, que completam o pódio provisório da competição.

“Sinto-me confiante, motivado, e ter vencido esta etapa é importante. O final era muito complicado. Foi a minha segunda prova e estou muito feliz por começar a época a ganhar. Amanhã nada se decide no contrarrelógio, mas vou dar o tudo por tudo. Sei que o Rui Costa está num momento bom. O Tony Martin ganhou o ano passado e a nossa equipa vai tentar repetir a vitória este ano”, afirmou Michal Kwiatkowski.

“Estar em segundo na geral é uma sensação boa. Sabia que o Kwiatkowski estava muito forte. Quatro segundos de diferença não é muito tempo, mas o Kwiatkowski é um grande contrarrelogista. Amanhã vai ser um bom teste para mim”, disse, por sua vez, Rui Costa.

A tirada de hoje ficou ainda marcada pelo trabalho das equipas portuguesas, que deram nas vistas e que conseguiram estar em destaque nas classificações secundárias. A Rádio Popular anulou a escapada inicial de Arnaud Démare (FDJ.fr), Alexandre Pichot (Europcar) e Florian Senechal (Cofidis), permitindo a César Fonte a manutenção da liderança das metas volantes.

Sul Informação
César Fonte, Valter Pereira, Michal Kwiatkowski e Rui Costa

“Até agora, o objetivo era estar nas fugas. Hoje trabalhámos para isso e conquistei três pontos muito importantes. Amanhã vou só tentar chegar dentro do controlo para me poupar, e no sábado vou ter provavelmente de estar em fuga. Estou preparado para isso. No final da etapa hoje já vinha a poupar-me porque sabia que não podia ir com os da frente”, afirmou César Fonte.

Valter Pereira (Banco BIC/Carmim/Tavira) também chegou a andar em fuga, trabalho que lhe valeu continuar como melhor trepador. “Quero trazer a camisola para Tavira. Segurá-la até ao fim. Sinto-me capaz de manter esta camisola. Hoje provei que estou em boas condições”, afirmou o ciclista da Banco BIC-Carmim.

Sul Informação
O trio de franceses fugitivos

A OFM-Quinta da Lixa colocou Eduard Prades na discussão da corrida, sendo o 4º da geral.

Nas restantes classificações, a Lampre-Merida mantém-se na liderança coletiva e Rui Costa substituiu o colega de equipa Sacha Modolo na frente da geral por pontos.

Como se previa, a tirada de hoje fez a primeira triagem dos favoritos. Amanhã haverá uma maior definição, uma vez que a terceira etapa é o aguardado contrarrelógio de 13,6 quilómetros, entre Vila do Bispo e Sagres.

 

 

Classificações

2.ª Etapa: Lagoa – Monchique, 196 km

1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), 4h57m57s (Média: 39,470 km/h)
2.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 6s
3.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), mt
4.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), mt
5.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 17s
6.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
7.º Christopher Horner (Lampre-Merida), mt
8.º Sergey Firsanov (Rusvelo), mt
9.º Jonathan Castroviejo (Movistar), mt
10.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), mt

 

Geral Individual

1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep), 8h49m33s
2.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 4s
3.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 12s
4.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 16s
5.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 27s
6.º Rubén Fernández (Caja Rural), mt
7.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
8.º Jonathan Castroviejo (Movistar), mt
9.º Simon Spilak (Katusha), mt
10.º Christopher Horner (Lampre-Merida), mt

 

 

Veja

” target=”_blank”>aqui as fotos desta 40ª Volta ao Algarve:

 

 

 

 

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

Alexandre Tverdohlebov

Algarvio Alexandre Tverdohlebov defende baliza lusa no Europeu de sub-17

iago-bebiano-2025 (1)

Canoísta algarvio Iago Bebiano participa na primeira Taça do Mundo da época