Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul Informação55% dos portugueses são adeptos do “faça você mesmo/do it yourself” e 10% destes já o praticam frequentemente, no que diz respeito à manutenção do automóvel, revela um estudo recente do Observador Cetelem.

O mesmo estudo indica que 47% dos portugueses estão ainda interessados no modelo “auto-oficina”, que consiste em dispor de um posto de trabalho numa oficina de profissionais, bem como dos conselhos de um mecânico para fazer a manutenção do próprio veículo.

A análise do Cetelem demonstra que a manutenção/reparação automóvel não é colocada de parte na hora da compra automóvel e que as opções que ofereçam maiores facilidades e poupança económica são as mais procuradas, sobretudo pelos portugueses: dentro de 10 anos, 81% espera subscrever um pacote de “serviços de manutenção com tudo incluído” no momento da compra do veículo (média europeia: 72%).

maozorra

Na procura de manutenções/reparações económicas do veículo, o “buy & fit” aparece no estudo como a fórmula vencedora: 56% dos portugueses pretendem aderir dentro de 10 anos e 12% admite que já o faz. Tendência acima da média europeia: 52% pensa fazê-lo e 8% já o faz.

Mas em que consiste esta prática? Trata-se da compra pessoal de peças ao melhor preço e entrega da manutenção do veículo a um profissional. Esta permite conciliar a procura do melhor preço com a facilidade de manutenção.

«Os consumidores portugueses apresentam uma grande sensibilidade em relação às despesas com o automóvel. No processo de compra já não está só em causa o custo do veículo, mas também, todas as despesas que se possam vir a ter com este. Como podemos verificar nesta análise, a manutenção/reparação automóvel começa a adquirir um papel muito importante no mercado automóvel na Europa» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com).

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

consumo e poupança

Consumidores portugueses querem gastar mais e poupar menos

compras

Portugueses pesquisam muito na Internet mas depois compram na loja

Créditos e Poupanças

Mais de um quinto dos portugueses não faz poupanças