Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoComo reagiriam as entidades de Proteção Civil de Portimão, na eventualidade de uma tempestade de efeitos destruidores? É a esta pergunta que o exercício «Intempérie 2014», a decorrer no dia 26 de fevereiro em todo o concelho de Portimão, irá tentar responder.

O “Intempéries 2014” decorrerá na modalidade de exercício com emprego de meios (LIVEX – Live Exercise) e na modalidade CPX (Comand Post Exercise) para teste do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão (PME) e irá ter como cenário uma tempestade com probabilidade de gerar elevados danos materiais e humanos.

Este pretende ser um teste àquele plano, cuja primeira revisão ordinária foi recentemente aprovada pela Comissão Nacional de Proteção Civil.

recrutamento zoomarine 2025

«Os principais objetivos definidos para o exercício, além dos de treino operacional, passarão por operacionalizar o PME de Portimão, na componente da resposta imediata, do comando e gestão de informação, por exercitar o planeamento e a condução de um exercício de âmbito municipal por parte da Comissão Municipal de Proteção Civil, bem como a articulação operacional entre os agentes de proteção civil, as entidades cooperantes e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão de Portimão», anunciou a autarquia portimonense.

 

Cenário do exercício:

Sul Informação«Entre as 9 e as 11 horas da próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, o Barlavento algarvio é afligido por chuva intensa, vento muito forte e trovoada que provocam múltiplos danos pessoais e materiais na área do município de Portimão, nomeadamente edifícios danificados, sítios isolados, estradas intransitáveis, postes de eletricidade, árvores e muros derrubados e muitas culturas desfeitas, sobretudo devido ao transbordo dos cursos de água.

Face à situação verificada e às informações recebidas, a presidente da Câmara Municipal Isilda Gomes determina a convocação da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), tendo em vista a análise da situação e a preparação de eventuais medidas a tomar, assegurando desde logo a direção e coordenação das operações de salvamento, proteção e socorro», continua.

A CMPC decidirá sobre a eventual ativação do PME – Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Portimão e sobre a declaração da situação de alerta, enquanto o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil será informado da situação, admitindo-se a necessidade de solicitar reforço de pessoal e meios materiais.

Ao longo da manhã continuam a verificar-se períodos de chuva forte e ventos na ordem dos 100km/h, que juntamente com a preia-mar irá agravar a situação, nomeadamente na baixa da cidade, sendo também afetadas pelas condições meteorológicas as escolas, que terão a oportunidade neste exercício de testar os seus procedimentos de evacuação de alunos», descreve a Câmara de Portimão.

vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

DECIRALG-25 (5)

Exercício regional de preparação para incêndios rurais juntou 300 operacionais 

Viatura limpeza coletores

EMARP inicia empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão