Monsaraz reduz perdas na rede de água de São Marcos do Campo em 60 por cento

As perdas no sistema de abastecimento de água de São Marcos do Campo, em Reguengos de Monsaraz, foram reduzidas em […]

As perdas no sistema de abastecimento de água de São Marcos do Campo, em Reguengos de Monsaraz, foram reduzidas em 60 por cento, em apenas quatro dias, depois de uma intervenção da Câmara em parceria com a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres. Obra que permitiu, igualmente, aumentar a pressão da água.

Os técnicos no terreno «desenvolveram um complexo trabalho, que incluiu a validação do cadastro através do “SIGREDES”, a substituição de válvulas de seccionamento e posteriormente a deteção e reparação de diversas fugas de água, com base na metodologia da EPAL – WONE (Water Optimization for Network Efficiency)». As poupanças estimadas rondam os 50 mil metros cúbicos de água por ano, o que se traduz, em dinheiro, em 40 mil euros anuais.

«Sem grandes impactos destrutivos, nesta operação foram identificadas e reparadas quatro roturas de grandes dimensões e que obtiveram, como efeito direto, o aumento da pressão nos pontos mais altos da aldeia para valores iguais ou superiores à pressão de conforto. Em termos médios globais, verificou-se um aumento médio de pressão de 1,4 bar em toda a localidade, bem como a já referida diminuição de perdas de água», anunciou o município.

«Refira-se que a recente conclusão do sistema de telegestão da rede de abastecimento de água do Município de Reguengos de Monsaraz tem sido igualmente um meio técnico fundamental para a deteção deste tipo de problemas, ao permitir a sua identificação e diagnóstico, prevendo-se que intervenções semelhantes sejam efetuadas a curto prazo noutras localidades do concelho», concluiu a Câmara de Reguengos de Monsaraz.

Comentários

pub