Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoA MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão vai promover o emprego jovem através da criação de negócios com forte componente social e baseado na reutilização de materiais, no projeto «Hospital das Coisas – E5G», uma iniciativa com um ano de duração e que tem «como linha condutora a luta pela igualdade de oportunidades e pelo reforço da coesão social». O espaço onde este projeto se irá desenvolver, situado na sede da associação juvenil, em Olhão, será inaugurado na terça-feira, às 18 horas.

«As ações do projeto preveem promover competências para a empregabilidade e o auto emprego dos jovens através da implementação de um programa de capacitação em torno do desenvolvimento de um negócio social», explicou a MOJU.

Os objetivos são: «criação de postos de trabalho para jovens em torno da implementação de um negócio social ambientalmente responsável, com base na reutilização de materiais; contribuir para o desenvolvimento de competências para a empregabilidade e auto emprego, através da implementação de um programa de capacitação pela experimentação prática no domínio das artes manuais e ambiente; e promover a responsabilidade social de agentes económicos locais».

vamos à vila 2025

Este é um projeto na área da economia social financiado pela 5ª geração do Programa Escolhas e um dos que foi escolhido num período especial de candidaturas ao Programa Escolhas, no qual foram procurados projetos pontuais, com um ano de duração que visem facilitar a empregabilidade e o emprego para jovens através de soluções criativas, “fora da caixa” que permitam encontrar soluções sustentáveis de emprego.

O Programa Escolhas é um programa de âmbito nacional criado em Janeiro de 2001, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, fundido no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Cultural (ACIDI) e que visa promover a inclusão social de crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos) provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.

No caso do «Hospital das Coisas», as atividades propostas «visam colmatar as principais problemáticas juvenis no concelho, e que se fazem sentir de forma mais acentuada na área de incidência da intervenção proposta, tendo como linha condutora a luta pela igualdade de oportunidades e pelo reforço da coesão social».

inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

moagem saboia

Incubadora de Empresas da Moagem de Sabóia promove jornada empresarial

feira juventude olhao (8)

4ª Feira de Associativismo e Juventude teve uma «grande adesão» em Olhão

Olhão

IV Feira de Associativismo e Juventude arranca hoje em Olhão