A Marinha alerta para a previsão do agravamento do estado do mar, com ondulação do quadrante de Noroeste, a aumentar até aos 9 metros de altura significativa, para a costa de Portugal Continental, de acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A área mais afetada prevê-se que seja a Norte do Cabo da Roca, que poderá atingir uma ondulação de 9 metros a partir do final da tarde deste sábado.
A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para «redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar», alertando ainda «todos aqueles que circulem em terra junto à orla costeira que o façam com especial cuidado».
Recomenda-se ainda a consulta prévia da informação relativa ao estado das barras, disponível no sítio oficial da Marinha na internet (www.marinha.pt) e junto da Autoridade Marítima local.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) encontra-se permanentemente a acompanhar a atividade no mar e pronto para dar resposta a qualquer situação de emergência.
Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada de imediato para o MRCC Lisboa.