Forte agitação marítima aconselha a cuidados redobrados no fim de semana

A Marinha Portuguesa alertou toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a […]

A Marinha Portuguesa alertou toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar, devido à forte agitação marítima prevista para o fim-de-semana.

Também aconselha a população em geral a evitar aproximar-se das zonas costeiras, nomeadamente falésias, praias ou molhes portuários expostos à intempérie marítima.

Segundo a previsão do Instituto Português do mar e da Atmosfera, as ondas na Costa Ocidental vão atingir 5 a 6 metros, vindas de Noroeste, o que levou aquela entidade a elevar o nível de alerta de amarelo para laranja a partir das 21 horas de hoje, sexta-feira, até ao final da madrugada de amanhã.

Mesmo após esta hora, e apesar de o nível voltar a descer para amarelo, as ondas previstas serão de 4 a 5 metros, pelo menos, até à madrugada de segunda-feira. Na costa Sul, estavam previstas para o dia de hoje ondas de sudoeste com 1 a 2 metros, aumentando gradualmente para 2 a 3 metros.

Recomenda-se ainda a consulta prévia da informação relativa ao estado das barras, disponível no sítio oficial da Marinha na internet e junto da Autoridade Marítima local.

Comentários

pub