Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul Informação“O contrarrelógio e o Malhão serão decisivos. O crono pode ser curto, mas a subida para o Malhão também é. Está ela por ela”, disse esta terça-feira, em conferência de imprensa em Vilamoura, o português Rui Costa (Lampre-Merida), atual campeão mundial de fundo e campeão português de contrarrelógio.

No dia anterior ao início da Algarvia, Rui Costa, que é um dos favoritos à vitória, salientou já ter iniciado a temporada “no Dubai e estive em Maiorca. Chego com mais ritmo do que em anos anteriores. Apesar disso, talvez haja alguns corredores um degrau acima de mim. Um deles é o Michal Kwiatkowski. O Tony Martin também está muito forte e o Alberto Contador, apesar de ser a sua primeira corrida do ano, quer dar o seu melhor”.

“Vou tentar o melhor resultado possível na Volta ao Algarve, uma corrida que gosto sempre de fazer, porque, nesta altura do ano, é difícil encontrar na Europa outro lugar com melhor clima”, acrescentou.

sessões de cinema de inverno

Sul InformaçãoO ciclista da equipa espanhola Lampre-Merida disse ainda: “é muito importante para mim correr em Portugal com a camisola arco-íris, porque a maior parte dos meus apoiantes são de Portugal e é sempre motivante correr em casa”.

A 40ª edição da Volta ao Algarve, que irá disputar-se a partir desta quarta-feira, dia 19, e se corre até domingo, 23 de fevereiro, traz a Portugal um pelotão de alto nível internacional.

A conferência de imprensa na véspera do arranque da prova contou ainda com a presença de Cândido Barbosa (diretor da Volta ao Algarve), Desidério Silva (presidente do Turismo do Algarve), e de Jorge Beldade (presidente da Associação de Hoteleiros de Vilamoura).

 

Sul InformaçãoEtapas da 40ª Volta ao Algarve:

1ª Etapa: 19 de fevereiro – Faro / Albufeira – 160,00 km
2ª Etapa: 20 de fevereiro – Lagoa / Monchique – 196 km
3ª Etapa: 21 de fevereiro – Vila de Bispo / Sagres – 13,6 km (C/R Ind.)
4ª Etapa: 22 de fevereiro – Almodôvar / Alto do Malhão (Loulé) – 164,5 km
5ª Etapa: 23 de fevereiro – Tavira / Vilamoura – 155,8 km

Total: 690 km

A Volta ao Algarve regressa esta edição às cinco etapas e contempla um percurso variado, desenhado para todos os gostos. A primeira etapa é ideal para os velocistas e a segunda apresenta um perfil de ‘clássica’, com uma contagem de montanha de terceira categoria a apenas cinco quilómetros da meta.

Previsivelmente, a Volta ao Algarve será decidida nas duas seguintes etapas. Um contrarrelógio de 13,6 quilómetros vai definir as primeiras diferenças, embora deva deixar a corrida em aberto para o quarto dia, com final no Alto do Malhão, com uma primeira passagem pela meta final ao quilómetro 121.

A 11,5 quilómetros do final, surge uma novidade que será uma autêntica “armadilha”, com uma subida de terceira categoria, que tem apenas um quilómetro de extensão, mas cuja inclinação média é de 13 por cento.

A Volta ao Algarve termina no dia 23 de fevereiro, com uma etapa plana, num circuito em Vilamoura.

 

Crédito das fotos: João Fonseca

 

 

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações