V Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Distrito de Beja decorre em Moura

A figura do mediador – alguém que conhece tanto as comunidades ciganas como a envolvente social – deve ser valorizada […]

A figura do mediador – alguém que conhece tanto as comunidades ciganas como a envolvente social – deve ser valorizada na intervenção com as comunidades ciganas. Esta foi uma das principais conclusões do V Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Distrito de Beja, que decorreu em Moura, na Câmara Municipal, a 20 de janeiro.

A iniciativa inseriu-se na atividade que o Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza tem vindo a desenvolver na promoção da inclusão das comunidades ciganas, projeto com a participação do município mourense, através do seu mediador Adérito Oliveira.

Os mediadores presentes no Encontro consideram importante a constituição da Associação de Ciganos do Distrito de Beja como forma de promover uma maior aproximação entre os atores que intervêm no distrito, assim como a partilha de boas práticas de intervenção. Pretendem, igualmente, fomentar o trabalho em rede no sentido de minimizar conflitos e resolver problemas locais.

O Encontro achou pertinente o conhecimento de outras realidades e, neste sentido, decorreu, no dia 23 de janeiro, um intercâmbio com a Fundación Secretariado Gitano, em Huelva.

Neste Encontro participou o mediador Adérito Oliveira e um representante da Câmara Municipal de Moura.

O objetivo foi conhecer dois projetos que estão a ser implementados por aquela instituição, o “Promociona” e o “Acceder”, programas têm como objetivo a promoção da escolarização e da empregabilidade junto das comunidades ciganas.

Comentários

pub