Sábado com menos chuva mas com forte agitação marítima no Sul

A chuva vai aliviar a sua intensidade, este sábado, no Algarve. Depois de uma sexta-feira com chuva forte, granizo e […]

A chuva vai aliviar a sua intensidade, este sábado, no Algarve. Depois de uma sexta-feira com chuva forte, granizo e trovoada, o fim-de-semana começa de forma bem mais serena, em terra, apesar de ventos fortes na zona ocidental da região e da previsão, por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de períodos de chuva ao final da tarde na região Sul.

Ao longo do dia, são esperados aguaceiros no Algarve, acompanhados por vento fraco, que se torna moderado da parte da tarde, no Sotavento algarvio. No Baralvento, a manhã será marcada por vento forte, que se torna moderado à tarde.

No Mar, há que ter atenção às ondas, que podem atingir 5 a 7 metros na Costa Ocidental, com orientação noroeste, diminuindo, gradualmente, para 3 a 4 metros. Na Costa Sul, há diferenças substanciais entre o Barlavento e o Sotavento do Algarve, com as ondas poder atingir os 4 a 5 metros no lado Poente da região, sendo bem menores a Nascente, onde deverão andar entre o 1,5 e os 3,5 metros, com orientação de sudoeste.

Esta previsão levou o IPMA a colocar toda a região do Algarve em alerta laranja, devido à agitação marítima e ao vento, durante a manhã. Da parte da tarde, o nível de alerta baixa para amarelo.

Comentários

pub