Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA forte agitação marítima que se registou na noite de 6 de janeiro também deixou um rasto de estragos na costa do concelho de Odemira, com prejuízos em equipamentos públicos que ascendam a mais de meio milhão de euros e cerca de 150 mil euros de prejuízos a privados.

O Município de Odemira registou estragos nos acessos às praias (escadas, pontes e passadiços de madeira), apoios de praia, perda de sinalética informativa e de segurança, estragos em quatro portinhos de pesca, e prejuízos em particulares.

A situação foi acompanhada pelo Município de Odemira / Serviço Municipal de Proteção Civil e Juntas de Freguesia do litoral.

são brás de alportel

Em Vila Nova de Milfontes, registaram-se danos nas escadarias de acessos às praias, no cais flutuante da Praia da Franquia e foi parcialmente destruído o restaurante “A Choupana”, na Praia do Farol. Houve ainda estragos em arruamentos junto ao rio.

Na Praia do Malhão, o mar destruiu o apoio de praia da Escola de Surf “Foz do Mira”.

Na freguesia de Longueira/Almograve, a praia de Almograve foi bastante atingida pela agitação marítima, que destruiu as três escadas de acesso ao areal.

Sul Informação
Zambujeira do Mar sem areia

As praias de Zambujeira do Mar e Carvalhal, ambas na freguesia de S.Teotónio, foram também bastante afetadas pela forte ondulação. Foram destruídos pelo mar centenas metros de passadiços, pontes e escadarias de madeira de acesso às praias e aos areais envolventes e registaram-se danos em infraestruturas de apoio à praia e nas zonas de estacionamento.

Os quatro portinhos de pesca do concelho foram bastante fustigados pela ondulação, registando-se estragos nas infraestruturas de apoio à atividade piscatória, nos pavimentos, amarrações e equipamentos elétricos, e danos em artes de pesca.

Foram destruídas duas embarcações no Portinho do Canal (junto a Vila Nova de Milfontes) e duas embarcações no Portinho de Pesca de Lapa de Pombas (Longueira/Almograve).

O Município de Odemira estima que serão necessários mais de 500 mil euros para reparação da orla costeira e de todos os equipamentos públicos danificados, bem como da necessária reposição de areia nas praias.

A autarquia vai solicitar reunião urgentes com as entidades com jurisdição no litoral para solicitar a colaboração para reparação dos danos provocados pelo mar.

Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Sul Informação - São Teotónio quer resolver o problema dos efetivos e do posto da GNR

Município de Odemira disponibiliza alojamento gratuito a militares da GNR de São Teotónio

Sul Informação - Cooperativa GuadiMonte quer afirmar-se como «a marca de Castro Marim»

Arbutus promove workshop de Provadores de Aguardente de Medronho