1º Encontro da Rede de Museus do Distrito de Beja homenageia Cláudio Torres

A homenagem ao arqueólogo Cláudio Torres é um dos pontos altos do 1º Encontro da Rede de Museus do Distrito […]

A homenagem ao arqueólogo Cláudio Torres é um dos pontos altos do 1º Encontro da Rede de Museus do Distrito de Beja, que terá lugar no dia 23 de Janeiro, no Cineteatro Municipal de Castro Verde.

Os trabalhos têm início às 9h30, com a abertura do encontro por Marisa Bacalhau, técnica responsável pelos museus do concelho de Moura, em representação da Coordenação da Rede de Museus do Distrito de Beja.
 
Segue-se uma sessão de homenagem ao professor Cláudio Torres, arqueólogo e investigador, pelo importante trabalho desenvolvido nas áreas da arqueologia, museologia e conservação do património, em especial em Mértola.

O programa reserva ainda a apresentação dos temas “Olhares sobre a Museologia de ontem e de hoje”, por Cláudio Torres, “As redes de museus em debate – experiências e caminhos (novos e velhos) ”, que contará com a participação de Lígia Rafael (técnica da Câmara de Mértola), José Gameiro (diretor do Museu de Portimão), Maria de Jesus Monge (diretora do Museu da Casa de Bragança) e Clara Camacho (ex subdiretora do Instituto dos Museus e da Conservação).

Durante a tarde, terá lugar a mesa-redonda sobre “Formas de representação e novos diálogos museológicos – confronto material/imaterial”, com moderação de Susana Correia, técnica da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e participação de Maria João Lança (diretora do Museu da Luz), Paula Amendoeira (diretora Regional de Cultura do Alentejo), Paulo Lima (diretor da Casa do Cante) e Paulo Costa (diretor do Departamento do Património Imaterial da DGPC).

A inauguração do núcleo de Almeirim “A minha escola” acontece a partir das 17h30, dando por encerrado este primeiro encontro.

Segundo a organização deste encontro, o objetivo é que a iniciativa passe a ser periódica, de modo a permitir «a discussão de diversos temas que têm a ver com a vida comum dos Museus, seus anseios e problemas, analisados de uma forma alargada tanto entre os técnicos dos museus que compõem a Rede como com os colegas de outros museus ou de outras áreas da cultura».

As inscrições (obrigatórias e gratuitas) para este Encontro podem ser enviadas para [email protected], indicando o nome e um contacto pessoal e/ou institucional. Para mais informações contactar o Museu da Ruralidade (telefone 286 915 329 / email [email protected]).

Esta iniciativa é promovida pela Rede de Museus do Distrito de Beja e Câmara Municipal de Castro Verde – Museu da Ruralidade, de Entradas.

Comentários

pub