Concertos de Ano Novo e de Reis abrem a primeira temporada da Orquestra Clássica do Sul

Embora em atividade artística desde outubro de 2013, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) inicia a sua temporada oficial em […]

Embora em atividade artística desde outubro de 2013, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) inicia a sua temporada oficial em janeiro de 2014, que decorrerá até dezembro do próximo ano, prosseguindo com os conteúdos programáticos já anunciados aquando a sua apresentação.

Os primeiros concertos da temporada são também os primeiros do ano. Os eventos de Ano Novo acontecem no dia 1 de janeiro, no Cineteatro Louletano, em Loulé, às 17h30, e no dia 2 de janeiro, no Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, às 21h30.

Seguindo a tradição vienense, estes concertos brindam a chegada de mais um ano com as famosíssimas polcas e valsas da família Strauss, onde não faltará a célebre valsa “Danúbio Azul”, nem a “Marcha Radetzky” que encerra o programa em clima de festa.

Além das conhecidas obras da dinastia Strauss, a OCS apresenta ainda peças dos não menos famosos compositores Johannes Brahms, com a “Dança Húngara nº 5”, e de Almicare Ponchielli, com a ilustre “Dança das Horas” da sua ópera “La Gioconda”.

Estes concertos são dirigidos pelo maestro francês Jean-Marc Burfin, que dedica uma grande parte das suas atividades à pedagogia, sendo um dos raros maestros a ensinar direção de orquestra e tendo formado toda uma geração de jovens diretores no âmbito do curso da Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa.

No dia 5 de janeiro, às 18h00, no Teatro das Figuras em Faro, a celebração do Dia de Reis é assinalada pela OCS com a emblemática obra “Messias” de Haendel, uma das peças do repertório orquestral e coral mais populares de toda a História da Música.

A orquestra será acompanhada pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat e pelos cantores Job Tomé (barítono), Carlos Monteiro (tenor), Sara Afonso (soprano) e Carolina Figueiredo (contralto), estando a direção musical a cargo do Maestro Titular Cesário Costa.

Esta é uma produção da OCS que conta com o apoio do Teatro Municipal de Faro.

Comentários

pub