Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoA Câmara Municipal de Mora conseguiu finalizar o plano financeiro que viabiliza a recuperação da antiga estação de caminho-de-ferro, um projeto de arquitetura da CVDB Arquitectos Associados.

Num investimento global de 2,5 milhões de euros, a obra é financiada a 85% por fundos comunitários, estando a comparticipação nacional a cargo da autarquia.

Sul InformaçãoO projeto prevê a instalação de varias valências nomeadamente a biblioteca e o espaço Internet, uma área para exposições temporárias, o Arquivo Municipal e a Biblioteca, atualmente presentes na Casa da Cultura local.

jf-quarteira

No entanto, a maior fatia do investimento (cerca de 80%) é num núcleo museológico dedicado ao megalitismo do concelho.

Trata-se de uma valência de interesse regional e até nacional, apresentado pela autarquia como «um projeto inovador, que privilegia a interatividade entre o visitante e todo o meio envolvente».

A Câmara de Mora acrescenta que o Museu do Megalitismo «irá potenciar a oferta turística do concelho, contribuindo de forma significativa para complementar a oferta gerada pelo Fluviário».

Sul InformaçãoPara a edilidade, a aposta visa «fomentar o crescimento cultural da população que serve; captar novos visitantes e motivar o seu regresso; promover o desenvolvimento do concelho de Mora; divulgar o passado de Mora e projetar o seu futuro, nas suas várias dimensões; e requalificar os edifícios da antiga Estação de Mora, devolvendo-os às pessoas que outrora serviram, e valorize uma estrutura urbana pouco qualificada».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Igreja Nossa Senhora da Conceição4

Semana aberta do Museu Municipal de Loulé destaca conservação e restauro

Cartaz Há Espiga DOC

Documentário “Há Espiga?!” estreia perante a sua comunidade em São Brás de Alportel

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos