S. Teotónio recebe Conferência Regional sobre “A Grande Idade”

A Delegação do Alentejo da Associação Amigos da Grande Idade vai promover em S. Teotónio, no concelho de Odemira, no […]

A Delegação do Alentejo da Associação Amigos da Grande Idade vai promover em S. Teotónio, no concelho de Odemira, no dia 18 de novembro, a Conferência Regional “A Grande Idade”.

O objetivo será debater temas como o envelhecimento, a opção por lar residencial, centro de dia ou permanência no domicílio e a qualidade dos cuidados prestados pelas instituições de apoio à terceira idade.

O evento é dirigido a técnicos e dirigentes de instituições de apoio à terceira idade, saúde, ação social e das autarquias locais.

A iniciativa decorrerá a partir das 14 horas, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de S.Teotónio e contará com o apoio do Município de Odemira.

A conferência contará com a participação Daniel Serrão, médico e professor catedrático de Anatomia Patológica e Bioética, uma das personalidades e vozes mais respeitadas do país em questões de Ética da Vida, com vasta obra bibliográfica publicada e conselheiro do Papa nestas questões, sendo membro da Pontifícia Academia para a Vida.

A conferência inaugural terá como tema “A Grande Idade, o método Feuerstein”, apresentada pelo Professor Doutor Daniel Serrão.

No segundo painel, será apresentada a Unidade Móvel de Saúde do Centro de Saúde de Odemira, o projeto “A Vida Vale” e o estudo de opinião “Domicílio/Lar – que tipo de residência o idoso prefere?”, pelas enfermeiras Conceição Quintas e Mónica Raimundo (Unidade Móvel de Saúde) e pelo psicólogo Fábio Medina (Coordenador do projeto A Vida Vale). “Transformar os lares a partir do seu interior” será outro dos temas em discussão, apresentado por Rui Fontes, Presidente Associação Amigos da Grande Idade.

A conferência contará com a participação de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, e de José Manuel Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de S. Teotónio.

A Associação Amigos da Grande Idade (AAGI), com sede em Lisboa, tem por objetivo encontrar soluções que permitam envelhecer com melhor qualidade.

Pretende apresentar ideias e desenvolver projetos que influenciem o sistema político, a comunicação social, os líderes de opinião, possibilitando a mudança de mentalidades, essencial para podermos olhar, enquanto sociedade, para as mais-valias que o envelhecimento proporciona.

A primeira delegação da AAGI foi criada em 2012, em Odemira, com vista a continuar o seu trabalho mais próximo das pessoas.

Para mais informações, contactar a Delegação da AAGI-Alentejo, na pessoa da enfermeira Cláudia Silva – 966 704 071.

Comentários

pub