Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA atriz Rita Ribeiro e a banda portuguesa Dead Combo, que está a marcar pontos no plano internacional, são os destaques da programação de novembro do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No dia 9 de novembro, às 21h30, Rita Ribeiro apresenta-se no Grande Auditório do TEMPO para representar “Gisberta”, uma peça escrita e encenada pelo brasileiro Eduardo Gaspar.

A peça estreou-se este ano no Teatro Rápido e dá voz a Angelina, a mãe de Gisberta, papel interpretado pela atriz Rita Ribeiro, revelando a história da transexual brasileira assassinada por um grupo de jovens que estavam ao cuidado de uma instituição do Porto, após três dias consecutivos de uma violência física e moral sem precedentes em Portugal.

são brás de alportel

Mas, antes do teatro, há cinema, com os dois últimos filmes do ciclo “Kim Longinotto: Histórias no feminino”: no dia 7, “Pink Saris” acompanha a história de uma ativista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia; e no dia 8 é possível apreciar o trabalho de duas integrantes da Associação de Mulheres de Kumba, nos Camarões, que prestam apoio jurídico a mulheres e crianças vítimas de abusos, em “Sisters in Law”.

Ainda no âmbito no cinema às 5ªs, programação regular de cinema no TEMPO, na semana seguinte, e em parceria com a Associação Zero em Comportamento, tem início o ciclo “Problemáticas da Adolescência” – três filmes exibidos ao longo de três semanas que abordam temáticas como a gravidez na adolescência, a emigração, a política e o racismo, ou a dificuldade das crianças em lidar com o divórcio dos pais.

O primeiro filme a ser exibido, no dia 14 às 10h00 (sessão escolas) e às 21h30 (todos os públicos), é “Leroy” do realizador Armin Völckers, seguindo-se “De quinta a domingo” de Dominga Sotomayor (dia 21, às 21h30) e “17 Raparigas” de Delphine Coulin e Muriel Coulin (dia 28, às 21h30).

As sessões de cinema estão marcadas para as 21h30, no Pequeno Auditório, e os bilhetes têm o custo de 3 euros.

 

Fotografia, dança e música

Sul InformaçãoEntretanto, já neste sábado, 9 de novembro, inaugura pelas 21h00 no espaço expositivo do Café Concerto a exposição de fotografia “Entre o rio e o mar” de Elsa Martins Esteves, que homenageia Portimão e Alvor, os seus pescadores e suas gentes, a qual pode ser visitada de terça a sábado, das 14h00 às 19h00 e em dias de espetáculo até às 21h30, até 31 de dezembro e com entrada livre.

No dia 15 de novembro, é a vez da música de The Weatherman apresentar-se no Pequeno Auditório para dar a conhecer as suas composições musicais.

Depois do terceiro disco de originais, lançado em 2013, o músico do Porto afirma-se cada vez mais como uma das principais figuras da pop feita em Portugal, num concerto marcado para as 21h30 e com bilhetes a 5 euros.

No dia seguinte, o palco do Grande Auditório recebe “Something still uncaptured”, a mais recente criação da coreógrafa e bailarina Maria Ramos: a peça tem como ponto de partida o trabalho do escultor Antony Gormley e pretende refletir sobre as possibilidades de cruzamento estético e criativo entre a escultura e a dança, custando os ingressos 8 euros.

Sul InformaçãoMaria Ramos irá ainda orientar um workshop de dança, nos dias 13 e 14 de novembro das 18h30 às 20h30, na sala de ensaios do TEMPO, estando a participação aberta a maiores de 12 anos e limitada a um máximo de 16 participantes, com o valor da inscrição de 15 euros, sendo que os alunos de dança têm um desconto de 3 euros.

Novembro marca o regresso das visitas guiadas a “Um Espaço chamado Teatro”: depois de junho e julho ter dado a conhecer os bastidores do TEMPO ao público, Joana Melo, desta vez acompanhada por Rita Rodrigues, regressa para mostrar o edifício do Teatro mas também as suas histórias e memórias, e os espaços e passos que formam o percurso de um espetáculo, aos alunos das escolas.

Sul InformaçãoEstão agendadas duas sessões para escolas no dia 22, uma às 10h00 e outra às 14h30, e uma sessão para famílias no dia 23, às 16h00. A entrada para escolas é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia através da Oficina do Espectador. A sessão para famílias tem o custo de 3 euros.

Ainda no dia 22, pelas 21h30, Benvindo Barros, músico cabo-verdiano a residir em Portimão, apresenta o seu álbum “A vida no compasso”, num concerto com os ritmos da cultura e tradição de Cabo-Verde para ver e ouvir no Pequeno Auditório, com entradas a 5 euros.

A fechar a programação do mês de novembro, no dia 30, pelas 21h30, os Dead Combo sobem ao palco do Grande Auditório, numa oportunidade única de rever a banda, que comemora em 2013 dez anos de existência e cujo trabalho alcançou enorme notoriedade no plano internacional.

Sul InformaçãoNos Estados Unidos, quatro músicas suas estiveram nas primeiras 10 do top do iTunes americano e na Europa marcaram presença em diversos festivais de música em França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália e Escandinávia.

Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 10h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: http://www.teatromunicipaldeportimao.pt

jf-quarteira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz

Leon Baldesberger e Luís Henrique dão o pontapé de saída para mais um Beliche Jazz

Sul Informação - Em 20 anos, Teatro das Figuras “ofereceu” cultura a mais de 800 mil pessoas

Em 20 anos, Teatro das Figuras “ofereceu” cultura a mais de 800 mil pessoas

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho