Odemirense José Poeira eleito treinador do ano na Gala do Desporto 2013

O odemirense José Poeira, o atual selecionador nacional de ciclismo, foi eleito Treinador do Ano na Gala do Desporto, promovida […]

O odemirense José Poeira, o atual selecionador nacional de ciclismo, foi eleito Treinador do Ano na Gala do Desporto, promovida pela Confederação do Deporto de Portugal, que decorreu na noite de 14 de novembro, no Casino Estoril.

Depois de mais de uma década de dedicação ao ciclismo enquanto selecionador nacional, José Poeira foi eleito Treinador do Ano, vendo assim a sua a consagração enquanto técnico de elite do desporto português.

Os outros candidatos a treinador do ano eram Ryszard Hoppe (canoagem), José Pereira (Desporto para pessoas com deficiência/natação), Pedro Felner (ténis) e Álvaro Marinho (vela).

O ciclismo foi duplamente vencedor, pois o ciclista Rui Costa, Campeão do Mundo de Estrada, foi eleito pela segunda vez consecutiva como melhor atleta português do ano. A Gala do Desporto é a grande festa do desporto nacional, que vai já na sua 18ª edição, onde são distinguidos vários atletas de diversas federações desportivas.

No mesmo dia, a Federação Portuguesa de Ciclismo homenageou o treinador José Poeira e o ciclista Rui Costa, numa cerimónia em que participaram o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

Em 2012, o Município de Odemira atribuiu a Medalha Municipal de Mérito a José Joaquim Costa Poeira, em reconhecimento pela sua carreira de sucesso, tanto a nível individual como coletivo e como selecionador nacional de ciclismo.

José Poeira nasceu em Odemira, a 20 de maio de 1959, e ingressou no ciclismo em 1977, na equipa de Almodôvar, onde, logo no primeiro ano, conquistou o título de Campeão Regional do Algarve. Passou pelas equipas de Pinheiro de Loures, Coimbrões, Lousa/Trinaranjus e Sicasal/Acral, onde terminou a sua carreira competitiva em 1991.

Permaneceu naquela equipa até 1995, como Diretor Adjunto, missão que continuou a desempenhar na Federação Portuguesa de Ciclismo, assumindo depois o cargo de Selecionador das categorias de juniores e cadetes. A partir de 2001, ascendeu a Selecionador Nacional das categorias Elites, Sub-23, Juniores e Cadetes.

Como ciclista participou em dez Voltas a Portugal, sempre como corredor de equipa, cuja principal função era trabalhar para o coletivo, sem pretensões de caráter individual. No plano internacional, são de destacar especialmente as participações na Volta a Espanha. Como selecionador, conta com participações em Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo e em três Jogos Olímpicos.

Comentários

pub