Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoHá três candidatos a Reitor da Universidade do Algarve e são todos professores da instituição. Adelino Canário, António Branco e Efigénio Rebelo vão disputar o cargo máximo da Instituição de Ensino Superior (IES) pública algarvia, nas eleições que decorrem a 27 de novembro.

Esta será não só uma luta entre personalidades com um percurso académico reconhecido e amplamente respeitado, mas também entre as diferentes áreas cientificas do subsistema universitário da UAlg, concentrado em Gambelas. Os candidatos representam, também, as área das Ciências e Tecnologia, nomeadamente do Mar (Adelino Canário), as Ciências Humanas (António Branco) e a Economia (Efigénio Rebelo).

A eleição do Reitor é feita pelo Conselho Geral, o órgão de governação da universidade, que junta representantes dos professores, dos alunos (eleitos, em igual número, pelos subsistemas Universitário e Politécnico) e dos funcionários, bem como dez personalidades externas que foram convidadas a integrar o conselho.

vila do bispo

Assim, adivinha-se que seja decisivo, nesta disputa a três, o sentido de voto dos eleitos pelo subsistema Politécnico, na Penha. Não houve nenhum professor das unidades orgânicas ali existentes que tivesse avançado com uma candidatura, pelo que se espera para ver em qual dos três candidatos vão depositar a sua confiança.

Também o voto dos alunos será importante, já que os representantes dos alunos no Conselho Geral são, igualmente, membros da direção da Associação Académica, encabeçados pela presidente da AAUAlg Filipa da Silva. Esta realidade indica que, provavelmente, haverá um sentido de voto único, entre os seis representantes dos estudantes.

O panorama das eleições de 2013 é bem diferente do da anterior, em que João Guerreiro foi eleito Reitor. Então, houve dois candidatos vindos de fora da Universidade, uma possibilidade que também existia desta vez, mas que não houve ninguém que quisesse aproveitar.

Também ao nível do Conselho Geral havia uma maior dispersão, nomeadamente no que toca aos alunos, já que a lista apresentada pelo então presidente da AAUAlg não elegeu nenhum membro.

ideias negocios
emarp

Também poderá gostar

Álvaro Beleza

Álvaro Beleza é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve

Sul Informação - Universidade do Algarve leva ciência em formato anime à Expo Osaka

Universidade do Algarve leva ciência em formato anime à Expo Osaka

Antigas instalações PJ Faro - Futura residência universitária

Residência universitária na Vila-Adentro pode nem passar do papel se não tiver financiamento