«Entrajuda» abre delegação no Algarve para complementar trabalho do Banco Alimentar

Quando se fala de ajudar os que mais dificuldades passam, há sempre que ter em conta a «Entrajuda». E o […]

Quando se fala de ajudar os que mais dificuldades passam, há sempre que ter em conta a «Entrajuda». E o Algarve conta desde outubro com uma delegação desta instituição «irmã» do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF), a primeira que a «Entreajuda», entidade criada há nove anos, abriu fora de Lisboa.

A «Entrajuda» tem uma delegação na região desde 5 de outubro, situada nas instalações do BACF do Algarve, em Faro. As duas instituições têm objetivos muito parecidos, embora trabalhem com diferentes bens e uma relação de grande proximidade. No fundo, a ideia de ambas é recolher bens onde não são necessários, para os dar a quem precisa.

Segundo explicou o presidente do BACF do Algarve Nuno Alves, numa entrevista à Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM), a «Entreajuda» dedica-se à recolha «de roupa, calçado usado, eletrodomésticos, mesmo que não estejam a funcionar e mobília», entre outros produtos afins.

«No fundo, tudo o que tenhamos em casa e já não usemos ou que pensemos reciclar, a Entrajuda Algarve recebe», disse Nuno Alves. O material recolhido é distribuído por instituições e famílias.

«O que fazemos, na prática, é reutilizar aquilo que as famílias e as empresas já não usam e reaproveitá-las no âmbito do apoio a famílias e instituições. É um complemento ao trabalho de recolha de alimentos que o BACF já fazia», explicou.

A «Entrajuda» gere dois Bancos, o de Equipamentos e o de Bens Doados. «O Banco de Equipamentos é uma entidade certificada para reciclar material eletrónico. O objetivo é tirar dos aterros material eletrónico que ainda possa ser utilizado. Ali, fazem a desmontagem de equipamento e a separação dos diversos componentes, para serem reutilizados. O de Bens Doados é tudo o que não cabe no Alimentar nem no de Equipamentos», acrescentou Nuno Alves .

A ajuda também pode chegar de empresas. No caso do Algarve, Nuno Alves sugere aos hotéis que «fazem remodelação de quartos», que ofereçam à Entreajuda «mobiliário, televisões antigas, sommiers e colchões, desde que ainda haja hipótese de os reutilizar».

A Entrajuda funciona na sede do BACF do Algarve, situada na Rua Raul de Matos, na Urbanização farense de Santo António do Alto, na cave do Lote 72, que pode ser contactada através do número 289 872 426. Para ajudar, siga os links acima.

 

Entrajuda Algarve também apoia Beja

A escolha do Algarve para abrir a primeira delegação da Entrajuda fora de Lisboa deveu-se, em grande medida a «uma questão geográfica, por ser uma região periférica». «O BACF Algarve, ao ter a delegação da Entrajuda a funcionar nas suas instalações, vai poder apoiar o distrito de Faro e o BACF de Beja», explicou Nuno Alves.

«Por outro lado, é também um reconhecimento do trabalho que a equipa deste Banco Alimentar está a fazer aqui no Algarve. Reconhece a dinâmica da equipa, a forma como está estruturada e o acompanhamento que fazemos as instituições», disse.

Comentários

pub