Orquestra mostra que é do Sul no primeiro mês de atividade

O ganhar de escala foi um dos motivos que a Orquestra do Algarve evoluiu e se tornou do Sul e […]

O ganhar de escala foi um dos motivos que a Orquestra do Algarve evoluiu e se tornou do Sul e isso nota-se também na mobilidade da formação musical. A Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai estar em três regiões distintas, uma delas Espanha, até final do mês, depois de ter iniciado a sua atividade artística na sexta-feira, em Tavira. Outubro reserva passagens em Ourique e Ayamonte, para além de Faro e Lagos.

Antes de partir para além-fronteiras da região onde nasceu e continua sedeada, a OCS promove dois concertos, literalmente, em casa. Nos dias 11 e 12 de outubro, sexta e sábado, a sala de ensaios Dr. Ramires Fernandes, na sede da OCS, em Faro, junto ao Teatro das Figuras, acolhe os primeiros concertos do Ciclo de Música de Câmara, uma das apostas para a atual temporada.

Na sexta-feira, dia 11, um agrupamento composto por Pedro Nuno (clarinete), Todd Sheldrick (trompa), Joaquim Moita (fagote), Emil Chitakov (violino), Ângela Silva (viola), Mikhail Shumov (violoncelo) e Jean-Christian Houde (contrabaixo) interpreta o «Septeto em Mi bemol Maior, Op.20», de Beethoven, obra dedicada à imperatriz Maria Teresa, que foi escrita para três instrumentos de sopro e quarteto de cordas.

No dia seguinte, sábado, será a vez de Eun Hee Sohn (oboé), Rui Travasso (clarinete), Daniel Montero (violino), Rosalind Tomlin (violino), Ivetta Natztka (viola), Vasile Stanescu (violoncelo) e Bruno Martins (contrabaixo) intrepertarem obras de Rossini, Gordon Jacob, W.A. Mozart. A entrada nos espetáculos custará 5 euros e os bilhetes podem ser adquiridos no local, no próprio dia do espetáculo.

No dia 17, a OCS ruma a Ourique, onde irá atuar no Cine-Teatro Sousa Telles, às 21h30, dirigida pelo Maestro Cesário Costa. As «Valsas de Praga» e a «Suite Checa», de Dvorák e a «Sinfonia nº 103», de Haydn, também conhecida pela designação «O Rufo dos Timbales», são a proposta da orquestra nesse dia.

O mesmo repertório será apresentado no dia 19, será o Teatro Cardenio de Ayamonte, pelas 20h30 (hora local de Espanha), onde a OCS volta a ser dirigida por Cesário Costa. Para assistir ao concerto em Ourique, o público terá de pagar 2,5 euros, enquanto eu a entrada em Ayamonte custará 7 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos previamente nos locais dos eventos.

No último fim-de-semana do mês, no dia 25, pelas 21 horas, o Centro Cultural de Lagos recebe o concerto «Bicentenário de Verdi & Wagner», dirigido pelo Maestro Associado da OCS John Avery. No ano que se assinalam os 200 anos após o seu nascimento, a OCS apresentará três peças de «La Traviata» e «O Coro dos Escravos Hebreus (Va Pensiero)», da obra «Nabuco», ambas de G. Verdi, bem como o «Prelúdio» de «Tristão e Isolda» e o «Coro dos Peregrinos», da obra «Tannhauser», de R. Wagner». O concerto incluiu ainda a interpretação de obras de Carl Maria von Weber, entre outros.

Comentários

pub