Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoNão foi no dia 5, como é habitual, mas sim no dia 6 de Outubro que a Pista de Ciclismo do Ginásio de Tavira acolheu o Festival de Pista 2013 – XI Troféu Crédito Agrícola, evento que assinala o final da época de ciclismo de estrada em Portugal.

As principais equipas nacionais deslocaram-se por isso até à cidade algarvia, e para as aplaudir cerca de 750 adeptos encheram as bancadas de um recinto que é já histórico.

André Cardoso, ciclista português da formação espanhola Caja Rural e que em 2014 deverá ingressar na Garmin-Sharp (equipa World Tour), foi, sem dúvida, o nome mais soante que esteve presente, até porque Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), o vencedor da Volta a Portugal 2013, vai deixar e equipa nortenha e ingressar na Movistar, e já não compareceu em Tavira.

festas da cidade de olhao

Sul InformaçãoNos escalões mais jovens, o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau-Cartaxo dominou sobre a concorrência, vencendo tanto em Cadetes como em Juniores.

Entre os Sub-23 e Elites, as coisas estiveram sempre mais disputadas, com a equipa da casa a ser sempre muito apoiada pelo público.

Na prova de perseguição por equipas, depois de disputadas as eliminatórias, chegaram à final as formações da LA Antarte e do Banco BIC Carmim Tavira.

Venceu a LA por uns magríssimos 5 milésimos de segundo, diferença que mereceu contestação entre os adeptos da formação tavirense.

Na prova de eliminação venceu Hugo Sabido (LA Antarte), o que permitiu à sua equipa averbar duas vitórias no Festival de Pista 2013.

Sul InformaçãoPor fim, na prova de 100 voltas, aquela que é a mais querida dos ciclistas e do público, o melhor foi mesmo Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa).

O ciclista algarvio, que teve uma época atribulada, conseguiu assim encerrar positivamente o seu ano desportivo e repetir a vitória já conseguida por três vezes, em anos anteriores.

Nesta prova de 100 voltas, o público e muitas entidades e empresas locais oferecem prémios monetários ao primeiro ciclista de cada volta, o que gera enorme entusiasmo.

À medida que as voltas vão passando os prémios aumentam e o entusiasmo também, e a última volta, já disputada ao entardecer, conclui-se sempre com ruidosos aplausos, em particular quando o vencedor é um ciclista da “terra”. Foi o que aconteceu em 2013.

 

Classificações

Sul InformaçãoCadetes
1º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau-Cartaxo)

30 voltas Juniores
1º Rafael Apolinário (CC José Maria Nicolau-Cartaxo), a par com César Martingil, Campeão Nacional de velocidade em pista 2013 e da mesma equipa.

Perseguição por equipas Elite e Sub-23
1º LA Antarte
2º Banco BIC Carmim Tavira

Eliminação Elite e Sub-23
1º Hugo Sabido (LA Antarte)
2º João Matias (OFM-Quinta da Lixa)
3º João Pereira (Banco BIC Carmim Tavira)

Sul Informação100 voltas Elite e Sub-23
1º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa)
2º Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas)
3º Bruno Sancho (Banco BIC Carmim Tavira)

 

 

 

 

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Gala Desporto_premiado_2024 (1)

Tavira entrega 333 medalhas de mérito desportivo

Foto capa by David Pereira

AC Jopelor triunfa em casa no Circuito Brito da Mana em Tavira

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027