Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoO Centro de Ciência Viva (CCV) de Lagos vai acolher no dia 16 de novembro, um sábado, o atelier «Falar Ciência – Narrativas e técnicas teatrais para a comunicação oral da Ciência», uma iniciativa destinada a cientistas e professores e que os pretende ajudar a melhorar a sua comunicação oral. A formação será dirigida por uma cientista e por uma atriz e encenadora e decorre das 8 às 19 horas.

«Este curso focar-se-á no desenvolvimento de técnicas de comunicação oral aplicadas à transmissão de conhecimentos científicos a um público não especialista. Serão usadas técnicas de construção de histórias, procurando identificar as ideias chave e os conceitos fundamentais, cuja apresentação será feita de forma contextualizada e procurando pontes de comunicação com a audiência. Serão também explorados os territórios da voz e corpo, para que o conteúdo da mensagem seja veiculado da forma mais eficiente e eficaz», revelou a organização, a cargo do CCV de Lagos.

Serão estas competências que a cientista Joana Lobo Antunes e a atriz Magda Novais tentarão transmitir, ao longo das oito horas de formação. «A prática de técnicas de improvisação de teatro servirão para aumentar a confiança em cena e diminuir a ansiedade associada à exposição pública, ao mesmo tempo que se melhora a capacidade de desenvolver empatia com o público», descreve.

festival do marisco de olhao

O programa divide-se em duas fases: «Preparação do discurso. Escolha do tema, abordagem, estilo, prosa», no qual os participantes «começarão por encontrar uma forma curta, clara e chamativa de definir o tema que pretendem apresentar para um público leigo» e «Trabalho cénico e improvisação, aplicado à apresentação do texto desenvolvido», onde serão «usados exercícios e jogos de improvisação teatrais para desenvolvimento de consciência corporal, colocação de voz e a apuração das capacidades de comunicação verbais e não verbais ao serviço do discurso científico».

«Não se trata de um curso de representação mas de desenvolvimento de capacidades de comunicação e envolvimento com a audiência, podendo adaptar o discurso preparado às respostas (positivas ou negativas) do público. Serão filmadas as apresentações e comparadas com o trabalho apresentado antes da sessão de trabalho», esclareceu o CCV de Lagos.

Os interessados em participar no atelier deverão inscrever-se até às 13 horas de dia 14 de novembro. Cada participante terá de pagar 15 euros e trazer de casa uma apresentação até 3 minutos sobre um tema científico.

Sobre as formadoras:
Joana Lobo Antunes
Com um percurso académico nas ciências da vida, paralelamente à obtenção do doutoramento em Química Orgânica tem unido as artes de representação com a comunicação de ciência em workshops e cursos de storytelling e improvisação para investigadores e docentes desde 2006. Actualmente tem projecto pós doutoramento em Promoção de Ciência no Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Magda Novais
Licenciatura em Teatro, Formação de Atores e Encenadores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema em 2006, tem desenvolvido atividade como atriz, encenadora e formadora em expressão dramática desde 1999. Tem colaborado em formações de técnicas teatrais para a comunicação oral de ciência, ITQB e FCSH.

vila do bispo
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Obras modernização PRR escolas

Quatro escolas do Algarve sofrem 31 milhões de euros de obras de modernização pagas pelo PRR

Sul Informação - GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos

GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos

Sul Informação - Lagos instala papeleiras inteligentes em vários pontos da cidade

Lagos instala papeleiras inteligentes em vários pontos da cidade