Alcoutim e Mértola promovem campanhas de vacinação contra a gripe para os seus idosos

A campanha de vacinação gratuita contra a gripe para todas as pessoas com mais de 65 anos está a decorrer […]

A campanha de vacinação gratuita contra a gripe para todas as pessoas com mais de 65 anos está a decorrer nos concelhos de Alcoutim e de Mértola, durante o mês de outubro.

A vacinação decorre com a ajuda das respetivas Unidades Móveis de Saúde, que percorrem os dois municípios do Baixo Guadiana.

Em Alcoutim, a Câmara Municipal recorda que a medida de vacinar a população gratuitamente contra a gripe foi tomada pelo governo durante o ano passado, «mas já há 17 anos que, em Alcoutim, se tinha avançado com essa ação através da Unidade Móvel de Saúde».

Além da população com mais de 65 anos, a autarquia alcouteneja vacina também todos os diabéticos, cardíacos e asmáticos.

A Câmara de Alcoutim revela que, «aliada a esta iniciativa, neste concelho tem-se registado «uma diminuição da taxa de morbi-mortalidade relacionada com a gripe desde 1995».

Segundo o ainda presidente da Câmara Francisco Amaral, também médico e voluntário no Hospital Central de Faro, «esta medida do governo irá diminuir com o entupimento dos serviços de urgência nos meses frios, assim como contribuir para a defesa e redução dos custos com a saúde».

Em Mértola, ao longo do mês, a carrinha da Unidade Móvel de Saúde irá percorrer as localidades e vacinar os munícipes com mais de 65 anos, diabéticos e todos os utentes residentes no concelho e inscritos no Centro de Saúde de Mértola.

Neste concelho alentejano, a campanha é promovida pela Câmara Municipal de Mértola, através da Unidade Móvel Médico Social, com a colaboração do Centro de Saúde local e das Juntas de Freguesias do concelho. As vacinas da gripe são gratuitas e cedidas pelo Centro de Saúde  de Mértola para  os utentes com idade igual ou superior a 65 anos.

Comentários

pub